Foi lançada na tarde desta quinta-feira (3) em Bento Gonçalves a Campanha “Faça Bonito – Proteja Nossas crianças e Adolescentes”. Na ocasião, o município distribuiu material de conscientização e alerta, bem como cronograma de atividades para as escolas do município e da Rede Estadual. O grande destaque da Programação fica por conta da caminhada que acontece no dia 18, com uma caminhada pelas ruas da cidade.
Na ocasião, a juíza Eveline Buffon, da Infância e Juventude, destacou que os dados são alarmantes no que se refere a estatísticas. “A grande maioria dos casos acontece em casos de pessoas próximas. Padrasto, vizinho, parente, amigo. Houve por muito tempo uma cultura de silêncio. Se evitava se falar sobre o assunto, porque incomodava. Mas devemos falar sim, para encontrar soluções, conscientizar a população”.
O promotor Elcio Resmini Menezes, de Infância e Juventude, destaca que as audiências mais difíceis de seus 27 anos de exercício da função são exatamente as relacionadas à violência sexual contra crianças e adolescentes. “O fato é que devemos fazer um trabalho e orientação, combate e prevenção. Proteger de fato o menor”, afirma.
O coordenador do Conselho Tutelar de Bento Gonçalves, Paulo Ricardo Souza acredita que o aumento nos últimos anos de casos de violência sexual não é necessariamente um aumento de fatos e sim um aumento de denúncias. “Com certeza outros fatos não vem à tona. Notamos em Bento um aumento de ocorrência e isso acontece porque agora as pessoas estão tendo coragem de denunciar e trazer isso a público”.
A campanha é organizada pela equipe da gestão da Secretaria de Habitação e Assistência Social (SEMHAS) e tem o propósito de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
Para a secretária da pasta, Milena Bassani, “Bento Gonçalves vem desenvolvendo esse trabalho em rede para ações continuadas de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Sensibilizar a comunidade e criar uma consciência de proteção, promoção e prevenção aos direitos da criança e adolescente é condição necessária para o enfrentamento dessa demanda”, enfatiza.
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves