O projeto piloto para implantação do Horto Municipal, que está sendo desenvolvido na Comunidade Terapêutica Rural, dá mais um passo para sua concretização. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura (SMDA), firmou uma parceria com o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG) para aquisição de materiais para instalação do sistema de irrigação das flores.
A iniciativa tem por objetivo organizar a produção de mudas de flores e árvores nativas para o paisagismo e arborização urbana, e auxiliar na recuperação dos internos, inserindo-os em um processo de ressocialização por meio da hortiterapia.
A colocação da estrutura de postes, arames, sombrite, divisão de canteiros, instalação da tela de cercamento já estão concluídas. O Horto também recebeu a doação de sementes de diversas espécies, como guabiroba, canela branca, limão cravo, cocão, pitanga e ipê amarelo.
Os próximos passos são a realização de uma capacitação dos monitores para produção de mudas de flores perenes e um mutirão de recolhimento de touceiras de flores dos canteiros públicos para criação e plantio de novas mudas.
O Horto Municipal de Bento Gonçalves é uma parceria entre as secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Saúde, e conta com apoio da iniciativa privada.
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves