A Fundação Casa das Artes recebe no dia 11 de maio, a primeira edição do evento alusivo aos 130 anos da Abolição da Escravatura, realizado pela Secretaria da Cultura em parceria com o Movimento Negro Raízes, que tem o intuito de propor uma reflexão sobre a desigualdade racial no país. O encontro ocorre a partir das 19h30, na Sala Pública de Cinema.
Dessa forma, o evento valoriza os modos de vida, saberes e fazeres, valores e identidades que asseguram a promoção e o reconhecimento da cultura de grupos afro-brasileiros.
O acesso é colaborar, de forma voluntária, com a doação de um quilo de ração ou um quilo de alimento não perecível, através do Programa Cultura do Bem.
O evento “130 anos da Escravatura” conta com o apoio da Fundação Casa das Artes e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI).
Programação
– Abertura (Cerimonial)
– Povo de Terreiro de Bento Gonçalves fará a apresentação do Hino da Umbanda e uma referência ao padroeiro da cidade de Bento Gonçalves, Santo Antônio;
– Apresentação do grupo de capoeira Abadá;
– Apresentação de um solo de dança afro por Daniel Correa;
– Oficina de Sucata Sonora – Dança, Música e Poesia apresentará um recital de poesia com percussão;
– Grupo de Samba C’du Samba fecha a programação com uma roda de samba.
Sobre o Movimento Negro Raízes
O Movimento foi fundado em janeiro de 2018, mas desenvolve ações sociais, como palestras e oficinas para alunos e público em geral, desde o final do ano passado. Tem o intuito de pensar sobre temas como racismo, preconceito, intolerância religiosa, e também enaltecer a Cultura Negra e a representatividade da raça na sociedade local e regional.
Destaca-se como exemplo destas atividades palestras e atividades didáticas sobre ‘Racismo na Escola’ e ‘Cultura Afro’, ministradas por um das coordenadoras do Movimento, a professora e pedagoga Solana Corrêa.
O Movimento Negro Raízes é coordenado Silvio dos Santos, Sílvia dos Santos, Solana Côrrea, Marcus Flavio Dutra Riberio, Armelinda Gonçalves e Oscar Gonçalves. A entidade possui página no Facebook: Movimento Negro Raízes.
Para mais informações entre em contato pelo e-mail: movimentonegroraizes@yahoo.com ou pelo Whatsapp para contatos: (54) 99107-2128 com Marcus, ou (54) 99629-1711 com Silvio, ou ainda pelo (54) 99125-4971 com Oscar.
Fonte: Prefeitura de Bento
Rio Grande do Sul apresenta melhora histórica nos indicadores de crimes no campo com ações na área da segurança
Serasa disponibiliza mais de 10 milhões de dívidas para negociação com 99% de desconto
Dia da Independência do Brasil – 7 de Setembro