O Exército Brasileiro realiza, em todo território nacional, desde a última terça-feira, dia 24, a Operação Rastilho, sob a orientação geral da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC – Brasília-DF). A Fiscalização de Produtos Controlados é uma atividade realizada de forma rotineira pelo Exército Brasileiro, com respaldo no Decreto 3.665, de 20 de novembro de 2000, que aprovou o Regulamento para a Fiscalização de Produtos Controlados.
Na região de Bento Gonçalves a fiscalização é realizada pelo 6º BCOM. Segundo o comandante do batalhão cel. Nelson Marinho de Bastos Jr. a região da Serra Gaúcha possui um grande número de pessoas físicas e jurídicas com acesso a materiais explosivos “a região tem grande número do que nós chamamos de CAC’s (Colecionadores, Atiradores e Caçadores). Essas pessoas são registradas e podem ter produtos controlados de maneira geral, entre eles explosivos. Aqui também tem muitas pedreiras e empresas que utilizam esses produtos”. O 6BCOM é o responsável pela fiscalização de 22 municípios da região.
A Operação Rastilho visa evitar e reduzir a possibilidade de que explosivos utilizados por empresas registradas sejam desviados e empregados de maneira criminosa. Esta operação faz parte de uma série de atividades, que visam contribuir para a preservação da ordem pública e para a segurança das pessoas e do patrimônio públicoprivado.
São 164 alvos em 24 municípios no estado do Rio Grande do Sul. A 3ª Região Militar emprega cerca de 144 militares, integrada por efetivos dos Órgãos de Segurança Pública e de agências de fiscalização e, dentro do conceito operacional interagências, a fim de preservar as empresas que agem de acordo com a legislação vigente e coibir/reprimir a fabricação ilegal, armazenamento inadequado e falta de controle de explosivos, contribuindo, dessa forma, para que empresas que estiverem agindo fora da lei sejam autuadas nas esferas administrativa, judiciária e tributária.
Alunos dos Anos Iniciais da EMTI São Roque são contemplados pelo Projeto Cultural Trânsito
Semana da Pátria será aberta oficialmente em 1º de Setembro, na Via Del Vino
Casa das Artes: exposição “Das Artérias ao Mangue”, de Jaque Pauletti, abre em 04 de setembro