Novo produto turístico contempla 15 locações garibaldenses
Desde a criação da Garibaldi Film Commission, em 2013, o Município deu o primeiro passo efetivo para se tornar um destino de produções audiovisuais, bem como de se tornar referência no Rio Grande do Sul – e no Brasil – para o turismo cinematográfico. Assim, surge um novo produto turístico, que contempla os destinos e cenários onde as narrativas ocorreram. O lançamento da rota “Garibaldi: uma cidade de cinema” está previsto para o próximo dia 8 de maio, terça-feira, às 19h, na Estação Férrea de Garibaldi.
A Rota, que será autoguiada, terá a sinalização em 15 pontos distintos de Garibaldi, na cidade e no interior. Além de um folder explicativo, cada local contará com a sinalização de placas em aço. Em todas, haverá a marca da rota, uma breve explicação do local e de cada uma das produções recebidas.
Com a grande procura de cenários com a característica da Serra, Garibaldi percebeu a importância de fomentar a vinda de produtores, diretores e equipes de audiovisuais. A demanda frequente e a consequente gravação de filmes, novelas, projetos musicais e comerciais fizeram Garibaldi perceber o fenômeno mundial do chamado “turismo cinematográfico”. Existem diversos exemplos internacionais do impacto de filmes e séries de TV no aumento do turismo e visitas a locações específicas para promover o nome e a identidade de cidades ou países. De acordo com o Ministério do Turismo (Mtur), os dados da Agência Nacional de Cinema (Ancine) mostram que o setor audiovisual movimenta mais de R$ 16 bilhões por ano.
O projeto, desenvolvido em parceria com o Sebrae/RS, teve início ainda em 2016, mesmo ano do registro da marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Para o secretário de Turismo e Cultura, Paulo Salvi, a Rota é mais uma valiosa opção de turismo para quem visita Garibaldi. “Diversificamos nossa oferta com esta rota moderna e rica culturalmente. Sem dúvida, a qualidade de patrimônio paisagístico e cultural de Garibaldi conta na escolha de produtores e diretores, sendo a Rota Cinematográfica uma forma de atrair visitantes e também de eternizar os locais importantes do município nas telas”, acredita.
A idealização da Rota Cinematográfica é da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura. O Sebrae/RS apoia o projeto e a Giordani Turismo é parceira no evento do lançamento.
Fonte: Prefeitura de Garibaldi
Foto: Alexandra Ungaratto
Brigada Militar prende dupla por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas em Garibaldi
Lançada primeira rodada exclusiva de conciliação de precatórios na Justiça do Trabalho gaúcha
Eduardo Leite encerra Fórum de Competitividade em Caxias do Sul destacando avanços do Estado na área