Bento Gonçalves deve ser contemplada com pelo menos seis novos agentes penitenciários ainda neste ano, conforme informações do diretor do presídio, Volnei Zago. A chegada dos novos agentes será possível após a autorização da convocação de 282 aprovados no concurso da Superintendência de Serviços Penitenciários (SUSEPE).
O governador José Ivo Sartori autorizou, na última quinta-feira, dia 19, o chamamento de aprovados. São 201 agentes penitenciários (APs) e 81 agentes penitenciários administrativos (APAs) aptos a dar início ao processo de treinamento.
O diretor do presidio estadual de Bento Gonçalves, Volnei Zago acredita que pelo menos seis novos agentes sejam lotados na cidade ainda antes da construção da nova casa penal “a gente está com expectativa de lotação de novos agentes, até no próprio site da Secretaria de Segurança estão divulgando já lotação no presídio de Bento, até visando já a construção do novo presídio, e a intenção seria lotar esse ano pro pessoal já estar trabalhando no ano que vem” salientou.
O diretor evitou de falar de números para suprir a necessidade do novo presidio, mas destacou que hoje o presidio de Bento conta com apenas quatro agentes de plantão em cada escala de serviço (turno), sendo que o numero ideal, seria de seis.
Após a publicação do ato de nomeação dos aprovados no Diário Oficial do Estado (DOE), os novos agentes farão curso de cerca de três meses na Escola do Serviço Penitenciário (ESP). As aulas teóricas e práticas ocorrerão na Academia Integrada da Segurança Pública (ACISP), localizada na avenida Antonio de Carvalho, 555- Porto Alegre. O cronograma prevê 510 horas de aulas teóricas, divididas em dois turnos, e 40 horas de estágio supervisionado. As disciplinas ministradas apresentam três eixos: fundamentos da pena e da prisão, rotinas e procedimentos do sistema prisional e gestão penitenciária
A obra do novo presídio está orçada em cerca de R$ 35 milhões e deve ser permutada pela área que abriga a sede da Superintendência Regional do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), um terreno no Litoral Norte e com recursos do estado.
O atual presídio tem capacidade para 96 presos no prédio principal e mais 62 no anexo (regime semiaberto), além de estar localizado no centro de Bento Gonçalves. A unidade que substituirá essa estrutura terá capacidade para 420 a 450 detentos.
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor