O padre Gilnei Fronza, natural de Bento Gonçalves, reitor do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, receberá nesta quarta-feira, dia 18, pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, o título de Cidadão Caxiense. A solenidade, aberta ao público, ocorre a partir das 19h, no plenário da Câmara de Vereadores.
Gilnei nasceu em Bento Gonçalves, em 13 de fevereiro de 1963. Filho do caldeirista Avelino Fronza e da dona de casa Gemma Piva Fronza, ele ingressou no Seminário Nossa Senhora Aparecida aos 14 anos. Mais tarde, formou-se em Filosofia, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), e em Teologia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Em Caxias do Sul, foi ordenado padre em 15 de janeiro de 1989, em cerimônia na comunidade do Bairro Santa Catarina. Passou a se destacar por defender os direitos humanos e engajar-se na luta contra a violência, e também atuou na Diocese local. No município, seu trabalho de maior de destaque foi como coordenador da paróquia do Sagrada Família, onde coordenou a equipe sacerdotal, onde desenvolveu projetos de valorização à vida.
O texto também destaca que, em 2013, Gilnei aceitou a missão de coordenar a Romaria de Nossa Senhora de Cavaraggio, um dos maiores eventos religiosos do Brasil.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações da Câmara de Caxias do Sul
Foto: Arquivo Rádio Difusora
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor