Na última quinta-feira, 12, no auditório na Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), em Porto Alegre, o seminário “Preservação do Patrimônio Cultural no Rio Grande do Sul”. O secretário da Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, e a museóloga do Museu do Imigrante, Deise Formolo e Cristiane Bertocco, do COMPHAC, participaram do encontro.
O evento é alusivo aos quarenta (40) anos de criação da Lei Estadual Nº. 7.231 que dispõe sobre o Patrimônio Cultural do Estado do RS. O seminário foi realizado em parceria com o Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura (CODIC), FAMURS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE).
Na ocasião, discutiram-se diferentes conceitos, legislação e formas de se pensar o patrimônio no Rio Grande do Sul, proporcionando um importante momento de capacitação para os servidores públicos ligado à cultura, através da troca de experiências do setor em diferentes municípios do Estado. O dia contou com os seguintes temas: Preservação do Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul – 40 ANOS; Estatuto das Cidades/ Inventários de Bens Culturais Imóveis; Instrução de Tombamentos/ Projetos de Restauração em Bens Tombados; Leis de Incentivo a Cultura Sistema Pró Cultura RS – Rafael Balle; e estudos de caso.
Fonte: Prefeitura de Bento / Assessoria de Comunicação Social
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor