Ocorreu na noite de terça-feira, dia 10, no auditório do Bloco B do Campus universitário da Região dos Vinhedos (CARVI) a solenidade de comemoração aos 50 anos de implantação do primeiro curso superior de Bento Gonçalves.
No evento, os cerca de 20 alunos presentes, da primeira turma do curso de Economia e Administração, foram homenageados com o descerramento de uma placa alusiva a comemoração.
Para o executivo Ademar de Gasperi, aluno egresso da primeira turma, o sentimento foi de alegria e reencontro “para nós é uma alegria enorme, poder encontrar ex-colegas depois de praticamente cinquenta anos, isso é bom, pra nós é muito importante porque rejuvenesce”.
De Gasperi também salientou que a decisão de iniciar o curso em Bento Gonçalves, no final dos anos 60, teve como um dos grandes motivos a qualidade dos professores que viriam para o município na época “nós tínhamos a opção de continuar estudando em Caxias ou estudar em Bento e começar o Ensino Superior na cidade. Optamos na época, em 23 pessoas, estudar em Bento, até porque a categoria dos professores que viriam pra começar a estruturar a universidade, era a nata dos professores de Economia e Administração, isso pra nós foi muito importante, pegamos os melhores professores da época e assim foi implantado o primeiro curso”.
O sub-reitor do CARVI, professor Miguel Ângelo Santin, ressaltou a evolução do Ensino Superior em Bento Gonçalves após a implantação do primeiro curso “estamos hoje enaltecendo a primeira turma a se formar aqui em Bento Gonçalves, entraram em 1968 e se formaram em 1971, e a partir daí um sucesso enorme com cursos de graduação, já tivemos aqui o curso do Cetec Ensino Médio, cursos de profissionalização, mestrado, então esse ato inicial em 1968, as pessoas que começaram essa história, realmente não podiam imaginar o quanto isso iria progredir”.
A solenidade teve a presença dos alunos egressos do curso de Economia e Administração, autoridades representativas e eclesiásticas locais, imprensa, além de representantes da Universidade de Caxias do Sul, entre eles o reitor Evaldo Evaldo Antônio Kuiava e o sub-reitor do Miguel Ângelo Santin.
Campanha do Agasalho irá auxiliar no encaminhamento ao mercado de trabalho
Os 50 anos do Sindilojas em uma exposição itinerante
Empresas terão um ano para adequação à Norma sobre riscos psicossociais no ambiente de trabalho