Cerca de 30 mulheres puderam conhecer melhor o universo que envolve os espumantes na noite de quinta, dia 5. O secretário de Turismo e Cultura de Garibaldi, Paulo Salvi, deu as boas-vindas às participantes. Em seguida, o sommelier César Nicolini iniciou o encontro reforçando a importância da presença feminina na enologia, lembrando da inglesa Jancis Robinson, uma das profissionais mais reconhecidas no mundo do vinho.
Ao elogiar a ideia da confraria, afirmou que o enoturismo deve se aproximar das pessoas. “O mundo do vinho não precisa ser algo distante do cotidiano das pessoas. Existem muitas opções de bons espumantes perto de nós e não é necessário ser um especialista para consumir”, reforçou, quebrando a ideia de que a bebida não pode ser popular.
Também presidente da Atuaserra, César lembrou os esforços da entidade em promover o fortalecimento do setor, que envolve muito trabalho e a cultura local. “Temos que ter orgulho em mostrar nossa região e nossas formas de fabricação. Temos uma paisagem única de vinhedos, produtos com muita qualidade e um grande mercado a conquistar”, ressaltou.
A degustação é o momento mais esperado das confrarias. A hora de aplicar os conhecimentos adquiridos e, mais do que isso, de deixar se envolver pela magia das características únicas de cada produto. O primeiro espumante degustado foi o Prosecco da Cooperativa Vinícola Garibaldi, harmonizado com melão e presunto parma. Em seguida, o Brut Rosé da Domno foi servido junto a bruschettas de vegetais grelhados. O terceiro, o Brut Champenoise da Vaccaro Vinhos e Espumantes foi acompanhado de um risoto de cogumelos. Ao final, para acompanhar a sobremesa, o Moscatel Darci Locatelli foi servido acompanhando uma torta de maçã. Os pratos foram elaborados pela chef de cozinha da Hostaria Casacurta, Simone de Carvalho.
A realização da Confraria do Espumante é da Prefeitura Municipal de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura. Esta edição contou com o apoio da Apeme Mulher, da Câmara de Indústria e Comércio (CIC) e da Rota dos Espumantes. A coordenação da programação do Mês da Mulher é da Associação de Pequenas e Médias Empresas de Garibaldi (Apeme).
Fonte e fotos: Município de Garibaldi
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor