A Sala do Empreendedor é um local de assessoria gratuita para pequenos, médios e grandes empresários, por meio do atendimento individual e personalizado, que visa desburocratizar o processo de formação de novas empresas. O projeto integra o programa da atual gestão denominado Desenvolve Bento. Somente no primeiro trimestre deste ano, foram realizados 7.150 mil atendimentos, uma média de mais de duas mil pessoas atendidas por mês.
O espaço opera a Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM), um sistema de registro e alteração de dados de pessoas jurídicas que desejam se instalar ou que já funcionam no município. O sistema é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul (JUCERGS) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/RS).
Com a implantação da REDESIM, a tramitação do processo de registro de uma micro ou pequena empresa que durava 58 dias, passou a ser de sete a 15 dias, em média. Desde então, o contribuinte tem um local, onde encaminha toda a documentação pertinente à abertura, alteração e regularização da empresa, o que centralizou o atendimento em um único espaço.
Com uma equipe formada por servidores das áreas de desenvolvimento econômico, meio ambiente, vigilância sanitária, finanças, IPURB e JucisRS, o local realiza análises de documentação, alterações de dados, procedimentos administrativos para inscrição via JucisRS, protocolo de inscrições, certidões de zoneamento, licenciamento ambiental, alvará sanitário, projetos e consultas prévias.
O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h45 e das 13h30 às 17h45, no 6º andar do prédio do Banco do Brasil, na Rua Marechal Floriano, nº 85. Para mais informações pelo telefone: (54) 3055- 7036.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor