Até 30 de abril é possível destinar um percentual do imposto para entidades assistenciais e instituições locais
O prazo para acertar as contas com o Leão encerra no dia 30 de abril para todos os brasileiros – e existe uma forma de transformar essa obrigação em um valioso exercício de solidariedade e responsabilidade social. Pessoas físicas podem aproveitar a proposta do projeto Leãozinho do Bem para tornar dedutível um percentual de seu débito com o governo – e ainda garantir recursos para quem mais precisa de ajuda em Bento Gonçalves.
Para completar essa importante contribuição comunitária, no entanto, é preciso ficar atento a alguns detalhes. A destinação precisa ser feita pelo programa gerador de declaração, e o limite é de apenas 3% do IR devido. Somente pessoas físicas podem proceder desta forma nesse último mês de prestação de contas – diferentemente do que ocorreu até dezembro, quando pessoas jurídicas também puderam participar e os índices dedutíveis eram maiores.
O Leãozinho do Bem, cuja criação está ligada à Associação dos Profissionais e Empresas de Serviços Contábeis (Apescont-BG), oportuniza o aporte de recursos a 35 entidades registradas no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Comdica). “Essas doações fazem muito mais do que apenas manter ativo o trabalho dessas associações, elas beneficiam centenas de jovens e renovam a esperança dessas crianças”, diz Marcos Fracalossi, integrante da Apescont.
A Apescont estima que a cidade possa gerar até R$ 3,7 milhões em recursos oriundos de destinações do IR. Atualmente, a captação anual está na casa dos R$ 800 mil – bem abaixo do potencial máximo. “A cidade vem respondendo muito bem ao nosso pedido, porque aqui vivem pessoas que se preocupam com os outros. O projeto Leãozinho do Bem ainda é jovem, tem apenas dois anos. Certamente em breve vamos poder colaborar ainda mais para o necessário trabalho dessas entidades assistenciais, que oportunizam melhor qualidade de vida à cidade”, comenta Fracalossi.
O Leãozinho do Bem conta com o apoio do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), do Sicoob Meridional e da imprensa local.
“Continuamos abertos por causa desses projetos”
O projeto Leãozinho do Bem tem colaborado para que diversas entidades mantenham e ampliem seus trabalhos em prol de uma sociedade mais justa. Uma delas é a Associação Integrada ao Desenvolvimento Down (AIDD), que atende atualmente a 23 pessoas. “Continuamos abertos por causa desses projetos”, diz a vice-presidente da entidade, Onívia Soranzo. Além de iniciativas como a do Leãozinho, editais do Comdica e de empresas, como a Ceran, por exemplo, também auxiliam a entidade na busca de recursos para promover o desenvolvimento integral da pessoa com down, buscando sua inclusão na sociedade.
Atualmente, a AIDD atende de bebês a adultos, oferecendo oficinas de dança e arte, entre outras atividades de inclusão social. Também realiza atendimentos individuais e especializados nas áreas de fonoaudiologia, psicologia, pedagogia, psicomotricidade e psicopedagogia.
Saiba mais
Como destinar
A destinação pode ser feita durante a declaração anual do imposto de renda, em março e abril, por meio do Programa Gerador da Declaração. Essa modalidade, no entanto, está disponível apenas para pessoas físicas, no limite de 3% do montante devido. Importante: No momento que o contribuinte estiver elaborando a sua declaração, no Programa Gerador da Declaração de IR, deve-se escolher o Fundo Municipal de Bento Gonçalves, e o próprio programa faz o cálculo sugerindo o valor a destinar. Ou seja, o programa já calcula o valor possível. Basta confirmar o valor, emitir o DARF correspondente, pelo próprio sistema e recolher até 30/04/2018.
Tenho Imposto a Restituir – Eu Também posso?
É possível ser feito por contribuintes que têm restituição de impostos de renda. E com uma vantagem. O Sicoob Meridional recolhe a guia para o contribuinte, mediante a entrega de um cheque, que será descontado somente quando a restituição do IR for creditada na conta da pessoa física que foi sensibilizada pelo projeto.
As crianças serão mesmo beneficiadas?
Sim. Há uma série de leis que regem e regulamentam as doações. Eis a legislação básica: Lei Federal nº 4.320/64; Lei Federal nº 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente); Lei Federal nº 101/2000; Lei Federal nº 13.019/2014; Instrução Normativa RFB nº 1.311/2013; Resolução CONANDA nº 137/2010; e Resolução COMDICA BG nº 007/2017
Para quem doar:
001 – Associação Bento Gonçalvense de Convivência e Apoio à Infância e Juventude – Abraçaí
006 – Fundação Casa das Artes
020 – Associação dos Deficientes Visuais de Bento Gonçalves – ADVBG
029 – Secretaria Municipal da Saúde
039 – 16° Delegacia de Educação
042 – Secretaria Municipal de Educação
043 – Associação dos Moradores do Bairro Vila Nova II
044 – Círculo Operário de Bento Gonçalves
049 – Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social
056 – Lar da Caridade
058 – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE
066 – Associação Amigos da Criança
067 – Serviço Social da Indústria – SESI
068 – Fundação Todeschini
070 – Sociedade Educativa Cultural e Poliesportiva de Bento Gonçalves – Bento Vôlei
074 – Associação Atlética Banco do Brasil – AABB
075 – Serviço Social Transportes – SEST
078 – Associação Educare
080 – Associação dos Surdos de Bento Gonçalves – ASBG
081 – Associação Integrada para o Desenvolvimento do Down – AIDD
082 – Centro de Integração Empresa Escola do RS – CIEE
085 – Associação Esportiva Recreativa e Cultural – Bento Sports
086 – Associação Atlética Bento Gonçalves – AABG
088 – Associação Pequeno Grande Campeão
090 – Farrapos Rugby Clube
091 – Associação dos Deficientes Fisicos de Bento Gonçalves – ADEF
092 – Associação Beneficente Lar das Meninas
093 – Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT
094 – Associação Garra de Artes Marciais
095 – Instituto Tarcísio Michelon
096 – Movimento Comunitário Cachoeirense – MOCOCA
097 – Rede Nacional de Aprendizagem, Proteção Social e Integração – RENAPSI
098 – Secretaria Municipal do Meio Ambiente
099 – Associação de Integração de Pessoas com Deficiência de Bento Gonçalves Anjos Unidos
100 – Associação Atlética e Cultural Bentogonçalvense – AACB
Lançada primeira rodada exclusiva de conciliação de precatórios na Justiça do Trabalho gaúcha
Eduardo Leite encerra Fórum de Competitividade em Caxias do Sul destacando avanços do Estado na área
Últimos dias para conhecer a mostra “In-visível”, de Karem Poletto Jacobs