O Gabinete da Primeira Dama, em parceria com a Secretaria de Habitação e Assistência Social (Semhas), deram início às atividades do Projeto Sonhos de Menina Moça, que a partir deste ano passa a se chamar “Transformando Vidas”. A novidade é que também serão inseridos meninos que completarão 15 anos dentro do ano.
Na última quinta-feira, 29, os 23 adolescentes participantes da quinta edição se reuniram no auditório do Banco do Brasil para o primeiro encontro do Programa Acessuas Trabalho, da Semhas. Com o tema voltado à inserção no mercado de trabalho, desde a vestimenta para uma entrevista até a inclusão no âmbito profissional, os adolescentes debaterão esse assunto até junho em encontros nas quintas-feiras. Bem como, receberão oficinas expositivas e dialogadas e visitas técnicas.
Após o mês de junho, os jovens serão encaminhados para oportunidades de emprego no Senai ou Senac, através do Jovem Aprendiz. “O projeto é muito importante, pois busca fazer a inclusão destes adolescentes que residem em bairros distintos. Além disso, é feita a qualificação deles na área de informática, como forma de prepará-los para o mundo do trabalho. E, principalmente, nosso papel é conhecer eles e fazer essa integração para que se sintam valorizados”, afirmou a secretária de Habitação e Assistência Social, Milena Bassani.
A primeira-dama, Cynthia Pasin, destacou que “os 15 anos é uma fase de transição, é o momento em que os jovens começam a definir algumas coisas em sua vida, que profissão quer seguir, trabalho, responsabilidades, por exemplo, mas também de sonhar bastante. A ideia do projeto é fazer com que estes jovens acreditem em si mesmo, no próprio potencial e corram atrás dos seus objetivos”.
Os adolescentes são selecionados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), atendendo as condicionalidades do Programa Bolsa Família. O Projeto Transformando Vidas conta com apoio de entidades e empreendimentos do Município.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Franciele Gonçalves
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor