O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), setor vinculado à Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura, e que tem suas ações executadas pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), fiscaliza os estabelecimentos que se dedicam ao abate, industrialização e/ou comércio de produtos de origem animal, em parceria com a Vigilância Sanitária (VISA) do Município.
Atualmente, o SIM possui oito estabelecimentos registrados e contando com mais de 100 empregos diretos, e seis em processo de legalização. Em 2017, o setor realizou cerca de 200 fiscalizações nos locais, que contemplam desde a estrutura física até a higiene pelos colaboradores, em parceria com a VISA. Além disso, foram realizados 20 atendimentos de pessoas interessadas em implantar agroindústrias de produtos de origem animal em Bento Gonçalves.
Em junho de 2017, a Prefeitura aderiu ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF) após ter passado por auditorias documentais e presenciais. A indicação de um estabelecimento registrado no SIM ao SUSAF permite a comercialização dos produtos em todo o Estado. No ano passado, duas empresas receberam a indicação e estão aptas a comercializar.
Com adesão ao SUSAF, o SIM passou a ser referência para outras cidades e receber visitas com o intuito de conhecer a estrutura administrativa e estabelecimentos registrados. No ano passado, Bento recebeu a visita dos municípios de Veranópolis, Carlos Barbosa, São Marcos, Nova Roma do Sul, Garibaldi, Monte Belo, Nova Bassano, Taquara, Taquari, Flores da Cunha, Brochier, Santa Maria, Viamão e uma comitiva do estado do Espírito Santo.
Em relação ao projeto “Selo Sabor de Bento” que visa valorizar as agroindústrias familiares por meio de certificação da qualidade dos produtos e oportunizar a ampliação no mercado, possui 19 agroindústrias cadastradas e mais quatro em processo de regularização.
Já o projeto piloto do Vinho Colonial, coordenado pela EMATER-RS/Ascar em parceira com a Secretaria, realizou um avanço em 2017 a partir da regularização da agroindústria Piccola Cantina, do produtor Auri Flamia, permitindo a produção e a comercialização em feiras, cooperativas ou na própria propriedade. A atividade objetiva a qualificação e valorização da produção da matéria-prima e da elaboração de vinhos coloniais produzidos no interior do Município. Mais quatro estabelecimentos estão em processo de legalização.
O SIM ofertou também cinco ciclos de palestras para o público em geral, em parceria com a VISA e o IFRS, sobre educação sanitária, com temáticas como “Regras sobre açougues e fiambreiras”, “Alimentos sem procedência” e “Boas Práticas na manipulação de alimentos”, que contaram com a participação de 214 pessoas. Os servidores que atuam no setor, também receberam capacitações, participando de 15 cursos.
Fonte: Prefeitura de Bento
Egresso de Criação Digital da UCS dirige documentário sobre cheias no Vale do Taquari
Comissão Executiva dos 150 Anos da Imigração Italiana realiza reunião de atualização da programação oficial
Caxias do Sul e Carlos Barbosa recebem a Corrida do Sesi no dia 1º de maio