O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), setor vinculado à Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura, e que tem suas ações executadas pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), fiscaliza os estabelecimentos que se dedicam ao abate, industrialização e/ou comércio de produtos de origem animal, em parceria com a Vigilância Sanitária (VISA) do Município.
Atualmente, o SIM possui oito estabelecimentos registrados e contando com mais de 100 empregos diretos, e seis em processo de legalização. Em 2017, o setor realizou cerca de 200 fiscalizações nos locais, que contemplam desde a estrutura física até a higiene pelos colaboradores, em parceria com a VISA. Além disso, foram realizados 20 atendimentos de pessoas interessadas em implantar agroindústrias de produtos de origem animal em Bento Gonçalves.
Em junho de 2017, a Prefeitura aderiu ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF) após ter passado por auditorias documentais e presenciais. A indicação de um estabelecimento registrado no SIM ao SUSAF permite a comercialização dos produtos em todo o Estado. No ano passado, duas empresas receberam a indicação e estão aptas a comercializar.
Com adesão ao SUSAF, o SIM passou a ser referência para outras cidades e receber visitas com o intuito de conhecer a estrutura administrativa e estabelecimentos registrados. No ano passado, Bento recebeu a visita dos municípios de Veranópolis, Carlos Barbosa, São Marcos, Nova Roma do Sul, Garibaldi, Monte Belo, Nova Bassano, Taquara, Taquari, Flores da Cunha, Brochier, Santa Maria, Viamão e uma comitiva do estado do Espírito Santo.
Em relação ao projeto “Selo Sabor de Bento” que visa valorizar as agroindústrias familiares por meio de certificação da qualidade dos produtos e oportunizar a ampliação no mercado, possui 19 agroindústrias cadastradas e mais quatro em processo de regularização.
Já o projeto piloto do Vinho Colonial, coordenado pela EMATER-RS/Ascar em parceira com a Secretaria, realizou um avanço em 2017 a partir da regularização da agroindústria Piccola Cantina, do produtor Auri Flamia, permitindo a produção e a comercialização em feiras, cooperativas ou na própria propriedade. A atividade objetiva a qualificação e valorização da produção da matéria-prima e da elaboração de vinhos coloniais produzidos no interior do Município. Mais quatro estabelecimentos estão em processo de legalização.
O SIM ofertou também cinco ciclos de palestras para o público em geral, em parceria com a VISA e o IFRS, sobre educação sanitária, com temáticas como “Regras sobre açougues e fiambreiras”, “Alimentos sem procedência” e “Boas Práticas na manipulação de alimentos”, que contaram com a participação de 214 pessoas. Os servidores que atuam no setor, também receberam capacitações, participando de 15 cursos.
Fonte: Prefeitura de Bento
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor