A Escola Municipal de Ensino Fundamental Especial (EMEFE) Caminhos do Aprender está com uma nova atividade em seu cotidiano. A implantação do Projeto Horta Sustentável mobilizou professores, funcionários e alunos a vivenciar a teoria e a prática da proposta. A atividade foi desenvolvida em parceria com a Secretaria de Educação, através do Projeto Olhar Atento.
A instituição atende 18 alunos com deficiência auditiva e autistas. Dentro do eixo da prática pedagógica, o projeto possibilita a inserção de atividades em grupos, uma alimentação nutritiva, saudável e sustentável, bem como uma forma de oficina terapêutica, além de embelezar o espaço físico da escola.
Segundo a diretora Isabel Caon, a iniciativa do projeto partiu da equipe da escola com ajuda da Secretaria de Educação, visando desenvolver nos alunos habilidades do trabalho em equipe e em contato com a natureza, incorporando nas refeições as verduras e legumes desta prática. “Após o surgimento dos primeiros canteiros, o brilho no olhar destes alunos era encantador. Diariamente visitam a horta para observar o crescimento das mudinhas”, ressalta.
Atualmente, o plantio e cultivo dos canteiros tornaram-se hábito. Em cada época do ano são plantadas as verduras adequadas, que posteriormente são colhidas e servidas aos alunos nas refeições. Além da experiência e vivência proporcionada, os estudantes também são conscientizados sobre a preservação do meio ambiente e reutilização de materiais.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Divulgação/SMED
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor