O Congresso estadual do PSOL do Rio Grande do Sul escolheu, por unanimidade, o nome do atual vereador de Porto Alegre Roberto Robaina como pré-candidato à disputa do governo do estado em 2018. O Congresso aconteceu no dia 29 de outubro e, segundo o presidente do PSOL-RS, Israel Dutra, caminhou “amistoso e plural”, em clima de unidade em apoio às greves que estão acontecendo no estado. “É uma importante alternativa à esquerda do atual governo gaúcho”, afirma Dutra.
Robaina é formado em História com mestrado em Filosofia e tem sua trajetória política atrelada a movimentos sociais, como estudantil e sindical. Ele participou da fundação do partido, em 2003, junto à ex-presidenciável Luciana Genro, e atualmente é vereador de Porto Alegre, tendo sido eleito com 8.354 votos – um dos 10 parlamentares mais votados do Legislativo gaúcho.
O Congresso elegeu, ainda, os delegados que irão representar o Rio Grande do Sul no 6º Congresso Nacional do PSOL, a ser realizado em Luziânia-GO (entorno do Distrito Federal) nos dias 2 e 3 de dezembro.
Israel Dutra reeleito no PSOL-RS
Além de indicar o nome do pré-candidato ao governo, a etapa estadual também elegeu a nova direção partidária, que renovou Israel Dutra na presidência, com 115 votos a favor de sua chapa. Dutra é da Executiva Nacional do PSOL e está à frente do diretório regional desde 2015, quando substituiu o deputado estadual Pedro Ruas no cargo.
Homem morre após sofrer descarga elétrica no bairro Borgo, em Bento
Recesso escolar inicia no dia 21 de julho
Prefeitura realiza homenagem aos destaques da OBMEP