Está agendada para esta quarta-feira (15) uma nova reunião em Brasília para articular a redução do IPI para vinhos. Na última semana, o deputado federal Afonso Hamm manifestou, no plenário da Câmara dos Deputados, a necessidade de redução do tributo e outras demandas setoriais. Hamm enfatizou o grande prejuízo com aumento do IPI que, em alguns casos, chega a mais de 300% de reajuste. Segundo o parlamentar, com a manutenção IPI na faixa de 10%, é impossível para a indústria vitivinícola ter sustentação, capacidade competitiva com vinhos importados e a oferecer preços acessíveis para o consumidor.
“É de fundamental importância essa defesa para que ocorra a redução do IPI para dar capacidade produtiva ao setor. Estamos buscando a publicação de um decreto e solucionar a distorção que foi criada pelo Governo anterior em relação à tributação excessiva ao IPI, em especial dos vinhos, que triplica seu custo. Nós aceitamos uma tributação intermediária de 5%, e neste ano, ainda, 6%, mas não a de 10%”, assinala Hamm ao enfatizar que esse índice vai favorecer a produção dos vinhos e espumantes e garantir milhares de empregos, sendo que somente no Rio Grande do Sul são mais de 15 mil produtores.
Esse assunto foi tratado no início desse mês com o líder do governo André Moura. E nesta quarta-feira, dia 15, haverá uma nova rodada de negociação com o líder. A reunião contará com a presença do gestor de Relações Institucionais do Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN), Carlos Paviani e de representantes do Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) e Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas (ABBA).
Segundo Paviani, das 750 vinícolas registradas em 2016, somente 680 estiveram aptas a produzir e comercializar o produto, em decorrência da quebra da safra, quando algumas empresas, apesar do estoque, não conseguiram uva suficiente, aliado aos altos encargos tributários, o aumento da energia elétrica, taxa de câmbio e inflação.
* Com informações da Assessoria dep. Afonso Hamm
Cooperativa Vinícola Garibaldi prospecta negócios em circuito intenso de feiras setoriais
Governo lança campanha mercadológica para afirmar Rio Grande do Sul como destino de inverno
Sindilojas Regional Bento celebra 50 anos em noite memorável de homenagens, história e emoção