Dia do Vinho 2016 supera marca de 45 mil pessoas e confirma incrementos para o setor

Desenvolvido para apresentar ao público atrações de enoturismo e gastronomia que podem ser aproveitadas ao longo do ano inteiro em três regiões distintas do Brasil, a despeito da comemoração oficial no primeiro domingo de junho, o Dia do Vinho 2016 chega ao fim com indicativos de resistência ao cenário econômico e aceno de nova expansão territorial para o próximo ano. Entre as quase 300 atrações da programação que se estendeu de 20 de maio a 5 de junho por mais de 250 estabelecimentos, considerando-se apenas alguns dos destaques, o público superou a marca de 45 mil pessoas. Nos três fins de semana alcançados pelo Dia do Vinho, a ocupação da rede hoteleira na região Uva e Vinho da Serra Gaúcha atingiu picos acima de 90%. Nas duas semanas de evento, na gastronomia superou a expectativa dos 10%.

Para 2017, a se confirmar um aceno já iniciado este ano, o Dia do Vinho chegará ao chamado Vale Central do Rio Grande do Sul, com o ingresso do município de Santa Maria. Em 2016, a programação já ganhou o acréscimo de Vila Flores, que tornou-se o 10º município participante na região Uva e Vinho da Serra Gaúcha. O mapa completo do evento inclui também as vinícolas da Campanha Gaúcha, o roteiro de São Roque, no interior paulista, e a Feira do Vinho, em Porto Alegre.

IMG_8337“Quem aposta na ideia e sabe trabalhar o evento, se dá bem. Vila Flores, por exemplo, já estreou com lotação na Pousada dos Capuchinhos e nas noites de filó e jantar Vinhos e Sabores, da Liga de Combate ao Câncer. Em Veranópolis, um restaurante, de poucos lugares, vendeu quase 170 jantares com cardápio especial do Dia do Vinho.

No Festival Colonial, em Garibaldi, para saborear a tradicional combinação de galeto e polenta, foram mais de 3 mil pessoas. O Blues Tour, em Caxias, uma das grandes novidades do ano, ficou com uma lista de espera que dava o dobro da lotação do passeio. Ainda observamos outro movimento importante: em Porto Alegre, além da Feira da Vinho, alguns restaurantes já começam a se engajar com taças de cortesia aos clientes ou cartas elaboradas especialmente com vinho brasileiro”, observa o presidente do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH) Região Uva e Vinho, João Leidens.

Um dos principais resultados apareceu – se repetiu, pelo segundo ano consecutivo – em Caxias do Sul, onde mais de 20 mil litros de vinhos, sucos e espumantes de 10 vinícolas foram comercializados em apenas três dias, durante a Feira do Vinho na Praça Dante Alighieri. Cerca de 25 mil pessoas passaram pelo local. Na Feira de Porto Alegre, 7 mil pessoas adquiriram 21,6 mil garrafas de 16 vinícolas participantes, em cinco dias.

IMG_8327“Mesmo sob extremas dificuldades, com safra restrita e custos pesadíssimos, foi o ano da consagração das feiras e da venda de vinho direto ao consumidor. Farroupilha, por exemplo, que recém estreou sua feira este ano, com apenas duas datas, teve 1,6 mil pessoas. No encerramento, em Flores da Cunha, conjugando a 2a Feira da Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes) com espetáculos artísticos e de orquestra na Praça da Bandeira, aproximadamente 3 mil pessoas compraram mais de 800 garrafas de vinho a preços promocionais.

A Cooperativa Alfredo-Chavense, em Veranópolis, só no período do evento, vendeu quase 4 mil garrafas. Ou seja, quem entendeu o espírito do Dia do Vinho, fez um grande negócio. Seja vendendo ou comprando”, avalia o presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Dirceu Scottá.

No ‘coração’ do Rio Grande
A expectativa agora fica por conta da possibilidade do ingresso novos municípios e empreendedores em 2017. Santa Maria está na lista. Dois movimentos já sinalizaram neste sentido ainda em 2016. A unidade local da Casa Di Paolo organizou um circuito de degustação apenas com rótulos do Vale Central do Rio Grande do Sul, com a participação direta dos produtores, no sábado (4). E durante a tarde de terça-feira (7), uma programação especial ocupou o Salão Nobre da Sede do Governo.

Em sua primeira edição, o evento procurou aproximar elaboradores de vinho e estabelecimentos gastronômicos da cidade. Com a participação das vinícolas Velho Amâncio, Vinhos da Toka, Dom Roberto, Dalla Corte, Quinta Gama, Vale Vêneto e Adega Torri, foi elaborada e lançada a Carta Vinhos Coração do Rio Grande, agora disponível nos bares e restaurantes de Santa Maria. A programação ainda teve palestra com o professor doutor da UFSM, agrônomo Carlos Eugênio Daudt, sob o tema A Vitivinicultura: Origens e sua produção no Vale Central (RS) – Vinhos Coração do Rio Grande.

A promoção foi da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Turismo e de Desenvolvimento Rural, das Vinícolas Produtoras do Vale Central RS – Vinhos do Coração do Rio Grande, do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS) e da Associação dos Hotéis, Restaurantes, Agências de Viagens e Turismo de Santa Maria (AHTURR).

“É mais uma região do Estado que vai percebendo como todos ganham com os setores trabalhando juntos, oferecendo programas diferentes e uma bela vantagem no preço para o cliente. Quem chega a nossa casa, conhece a nossa culinária e prova nosso vinho, se torna o próximo e mais forte divulgador do trabalho”, comemora Leidens.

“A cada ano, o Dia do Vinho ganha mais contornos de evento nacional. Crescemos no Rio Grande do Sul e já estamos em São Paulo. Ainda há bastante espaço para expandir em todo o país e unir todas as regiões produtoras de vinhos, espumantes e sucos, com a riqueza e a diversidade da gastronomia e das belezas naturais”, conclui Scottá.

Sobre o Dia do Vinho
IMG_8024O Dia do Vinho é realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul e pelo Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH) Região Uva e Vinho, como resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores – reinterpretação da concepção de evento, fomentado pelo Ministério do Turismo. A lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul no primeiro domingo de junho de cada ano foi promulgada em 12 de dezembro de 2003. O projeto partiu do então deputado estadual Iradir Pietroski (PTB).

A edição 2016 tem apoio das prefeituras municipais de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Veranópolis e Vila Flores, além da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho), Sindicato da Indústria do Vinho, do Mosto de Uva, dos Vinagres e Bebidas Derivados da Uva e do Vinho do Rio Grande do Sul (Sindivinho-RS), Roteiro dos Vinhos de São Roque (SP), Vinhos da Campanha Gaúcha, Atuaserra, Aenotur, Bento Convention Bureau, Caxias do Sul Convention & Visitors Bureau, Phoenix Eventos, Oxford Cristais – a taça oficial do Dia do Vinho e patrocínio máster de Verallia.

O Dia do Vinho está nas redes sociais em facebook.com/diadovinho e instagram.com/diadovinho2016.
Para conferir a programação completa acesse diadovinho.com.br.

DIA DO VINHO 2016 – NÚMEROS DE DESTAQUE

mais de 90%
picos de ocupação da rede hoteleira na Região Uva e Vinho da Serra Gaúcha, nos três fins de semana abrangidos pelo evento

mais de 10%
incremento nas vendas para o setor de gastronomia na Região Uva e Vinho da Serra Gaúcha durante as duas semanas de realização do evento
BENTO GONÇALVES

2 mil pessoas
na Meia Maratona Wine Run

1,6 mil pessoas
no Festival Emoções no Vale

1 mil inscritos
nas aulas de gastronomia do Mesa Ao Vivo Serra Gaúcha

Lotação máxima
no Filó do Dia do Vinho, no Hotel Villa Michelon
(80 pessoas)

CAXIAS DO SUL

25 mil pessoas
na Feira na Praça Dante Alighieri

20 mil litros vendidos
em 3 dias
por 10 vinícolas participantes

FARROUPILHA

1,6 mil pessoas
na Feira da Afavin
(dois sábados)

FLORES DA CUNHA
Na Praça da Bandeira:

mais de 800 garrafas vendidas

de vinhos e espumantes de 11 vinícolas da Apromontes

cerca de 1,6 mil lanches vendidos
mais de 3 mil pessoas

GARIBALDI

3 mil pessoas
no Festival Colonial

mais de 500 pessoas
no evento de abertura do Dia do Vinho

PORTO ALEGRE

21.660 garrafas vendidas

7 mil pessoas

em 5 dias

por 16 vinícolas participantes

 

 

Fonte: Divulgação / Assessoria Dia do Vinho

Fotos: Felipe Machado

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