Aconteceu em Carlos Barbosa a apresentação do projeto Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz. O evento contou com a presença do Promotor de Justiça de Bento Gonçalves, Élcio Resmini Meneses, da Assistente Social da Secretaria de Assistência Social e Habitação, Marí Ângela Stallivieri e do Membro do Corpo Docente da Escola da Ajuris, Alceu Valim de Lima, e foi realizado no Auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Pedro Piccoli.
Assim, durante o encontro aconteceu a apresentação do projeto aos professores presentes, representando as redes municipal, estadual e particular de ensino de Carlos Barbosa, bem como para representantes do Centro Educativo Crescer e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação. Esta ação tem o objetivo de formar facilitadores de Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz, para atuar na prevenção de conflitos e da evasão escolar, tornando-se protagonistas em iniciativas que visem a construção da cultura de paz.
O trabalho em Carlos Barbosa iniciou no ano de 2017 e abriga a possibilidade do uso de metodologias no intuito de prevenir e responder os conflitos escolares, tendo como objetivo geral sensibilizar as redes públicas e privadas de educação para a utilização de práticas restaurativas nos seus espaços institucionais e comunitários, visando a pacificação social e diminuição da violência. Assim, os círculos de Justiça Restaurativa e de Construção de Paz são processos de diálogo que permitem a identificação e a compreensão das causas e necessidades subjacentes ao conflito e a busca da sua transformação em segurança e respeito. Através de encontros organizados, com um mediador, propiciam a criação de um espaço em que prevalece a fala e a escuta qualificada.
A Assistente Social Mari Ângela Stallivieri menciona que o projeto foi apresentado para a Juíza Diretora do Foro da Comarca de Carlos Barbosa, Cristina Margarete Junqueira, que através da Vara de Execuções Criminais – VEC, liberou recursos para a capacitação, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA.
Além disso, frisa que a natureza da formação é vivencial, ministrada pelo Corpo Docente da Escola da Ajuris e faz parte do Projeto Pacificação nas Escolas: Um Olhar Restaurativo do Ministério Público do Rio Grande do Sul, tendo como responsável na região o Promotor de Justiça de Bento Gonçalves, Élcio Resmini de Meneses, que também participará da capacitação nos dias 26, 27 e 28 do corrente mês.
Fonte: Prefeitura de Carlos Barbosa
Lançada primeira rodada exclusiva de conciliação de precatórios na Justiça do Trabalho gaúcha
Eduardo Leite encerra Fórum de Competitividade em Caxias do Sul destacando avanços do Estado na área
Últimos dias para conhecer a mostra “In-visível”, de Karem Poletto Jacobs