O prazer de abrir um ovo de chocolate ou experimentar cada nuance de uma caixa de bombons variados pode ficar ainda mais intenso para quem estiver disposto a um pouco de ousadia nessa Páscoa: a harmonização da iguaria trazida pelo Coelhinho com vinhos e espumantes.
Ainda distante de ser corriqueira, mas detentora de cada vez mais adeptos, essa prática potencializa a combinação de sabores – alimentos e bebidas cuidadosamente escolhidos, quando apreciados de forma simultânea, protagonizam novas experiências sensoriais na degustação. “É como se fosse uma sinfonia de sabores: as características de um ressaltam o paladar do outro, e vice-versa. Qualquer prato, desde a entrada até a sobremesa, passando pelos finger foods e comidas muito específicas, como é o caso do chocolate, casa com determinado tipo de bebida. Basta descobrir o equilíbrio, seja pelo contraste dos sabores ou por sua complementação”, diz o enólogo Ricardo Morari.
Detentora de um vasto repertório de rótulos – vinhos e espumantes para todos os gostos – a Cooperativa Vinícola Garibaldi compartilha quatro harmonizações para experimentar novas possibilidades de curtir um dos doces preferidos à mesa dos brasileiros.
Para quem prefere os chocolates brancos, marcados pela predominância da manteiga de cacau e pela untuosidade, a dica são os premiados Moscatel e Moscatel Rosé. Já os adeptos do chocolate ao leite farão uma ótima harmonização caso optarem por misturar a iguaria ao sabor mais adocicado do espumante Demi-Sec ou até mesmo a sutileza de um Prosecco. Aos defensores do chocolate meio amargo, que concentra mais porcentagem de cacau em seu preparo, a dica é combiná-lo com a textura aveludada do Chardonnay. E se você preferir os amargos, não erre: os espumantes Brut e Extra-Brut darão o equilíbrio que o chocolate pede. Aqui, fica uma dica interessante e ousada para o chocolate amargo, tente o contraste com o espumante Garibaldi Moscatel.
Para entender a harmonização:
Chocolates brancos: Espumantes moscatel ou moscatel rosé
Chocolate ao leite: Espumantes demi-sec ou Prosecco
Chocolate meio amargo: Vinho Branco chardonnay
Chocolate amargo: Espumantes brut ou extra-brut
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor