A Brigada Militar (BM) divulgou a produtividade da corporação nos 80 dias da 48ª Operação Golfinho, realizada no Litoral Norte e Sul do Rio Grande do Sul. A avaliação mostrou o resultado positivo da atuação da corporação na temporada de verão.
De 16 de dezembro de 2017 a 5 de março de 2018, foram registradas 4.282 prisões, sendo 2.242 em flagrante, 318 de foragidos e 1.722 por termo circunstanciado. Também foram apreendidas 206 armas de fogo e nove quilos de drogas (maconha, cocaína e crack), fiscalizados 129.836 veículos e abordadas 200.927 pessoas, resultando em 18.217 ocorrências atendidas.
Tanto no Litoral Norte como no Litoral Sul, houve reforço no policiamento ostensivo, com aporte de recursos humanos e materiais. Policiais militares a pé, em viaturas, motocicletas, cavalos, bicicletas, aeronaves e embarcações desenvolveram ações preventivas e repressivas para a segurança de veranistas e população local.
Foram utilizadas Bases Móveis Comunitárias (BMCs), locais que já se tornaram referência de proximidade e atendimento aos cidadãos. Atendimento de ocorrências, encaminhamentos e orientações foram alguns dos serviços executados pelos policiais militares das BMCs.
A Plataforma de Observação Elevada também foi empregada para apoiar as ações de polícia ostensiva. A estrutura, com câmeras com alcance de cerca de três quilômetros e visualização em 360 graus, permitiu uma área maior de vigilância e uma resposta mais eficaz da Brigada Militar em caso de necessidade de intervenção.
A Banda de Música da BM participou com apresentações em todo o Litoral em tocatas e participações em eventos, aproximando a corporação e a comunidade.
De acordo com o subcomandante-geral e comandante da 48º Operação Golfinho, coronel Mário Yukio Ikeda, os resultados foram extremamente positivos e demonstram o comprometimento da Brigada Militar para com o cidadão.
“É importante reforçar o policiamento na área litorânea, em especial nesse período, tendo em vista que há aumento significativo de pessoas circulando pela região por ocasião do período de festas de final de ano, férias e Carnaval. Garantir a segurança das pessoas, para que possam usufruir de momentos de lazer e também de trabalho no Litoral, é o nosso foco, objetivo e preocupação. Importante saudar e destacar o empenho de todos os policiais militares envolvidos na operação, pois foram fundamentais para o sucesso nos resultados”, avaliou.
A Operação Golfinho integrou o programa Verão para Todos do governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor