A Prefeitura de Bento Gonçalves assinou com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, nesta quinta-feira, 08, convênio para utilização de mão de obra prisional. O Município é o primeiro a firmar o acordo dentro do Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM). O programa foi criado a partir da necessidade de unir esforços entre instituições federais, estaduais e municipais e a sociedade civil organizada para o enfrentamento da violência e da criminalidade no Rio Grande do Sul. Bento aderiu ao sistema em dezembro de 2017. Estiveram presentes na assinatura o Procurador Sidgrei Spassini, o Secretário de Segurança Pública, José Paulo Marinho e o presidente do CONSEPRO, Laercio Pompermayer,
Com o acordo, a SUSEPE irá designar 20 apenados do regime semiaberto do Presidio Estadual de Bento Gonçalves, para trabalharem em serviços de limpeza, roçada, pintura de meio fio, entre outros. A carga horária será de 44 horas semanais, de segunda a sexta-feira. Os apenados irão receber 75% do salário mínimo nacional, conforme o artigo 29 da Lei de Execução Penal (LEP).
“A cedência de mão de obra prisional é uma das principais vertentes do SIM, pois dá a oportunidade de trabalho ao apenado. A ressocialização diminui a reincidência no crime, pois trabalha a auto-estima do apenado”, destaca o secretário Cezar Schirmer.
Para o Prefeito Guilherme Pasin a sociedade é beneficiada com o trabalho. “São serviços que vão auxiliar no embelezamento da cidade. O que estamos vendo é o retorno do todo investimento que a sociedade faz aos presos, retorno em forma de trabalho”, disse.
O convênio tem duração de 60 meses, podendo ser renovado. Também participaram do ato a presidente do Conselho Comunitário, Regina Zanetti, diretor do Presídio de Bento Gonçalves, Volnei Zago, e o tenente-coronel Alexandre Augusto Aragon, assessor do secretário de Segurança do Estado.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Emanuele Nicola
UFSM confirma nomes das vítimas fatais de acidente com ônibus em Imigrante
Brigada Militar prende dois homens por tráfico de drogas em Carlos Barbosa
Próximos dias devem ser mais frios no RS