Um ato informal marcou o repasse de recursos por parte da Justiça Federal ao Conselho de Execuções Penais, na tarde desta terça-feira, dia 6, na sede da 1ª Vara Federal, em Bento Gonçalves.
O juiz Francisco Valdez Pereira esteve reunido com os membros do conselho José Ernesto Morgan Oro, Regina Zanetti e Carmen Lucia de Nardi, além do secretário de Segurança Pública do município José Paulo Marinho e o novo administrador do presídio Estadual de Bento Gonçalves, Volnei Zago.
O recurso, no valor de R$ 9.971,23, será destinado para compra de materiais de higiene pessoal básicos, para os apenados, como creme dental, escova de dentes, sabonete sabão de glicerina e aparelho de barbear. A tesoureira do conselho Carmen de Nardi, destaca a preocupação com a prevenção de doenças, “a gente fornece esse material para evitar ter que levar ao dentista, por exemplo. O banho, também, evita vários tipos de doença, eles precisam ter esses materiais básicos de higiene”, afirma.
Apesar de não ser atribuição da esfera federal, no caso do presídio de Bento, que é uma casa de detenção do estado, o juiz Francisco Pereira ressalta que a contribuição tem de vir de todas as esferas “constitucionalmente a segurança pública é uma obrigação principalmente federal e estadual, há algumas atribuições municipais, mas em relação a presídios, se trata de uma instituição estadual e quem deveria dar as condições mínimas é o estado, mas sabemos que não se tem essas condições, e isso faz com que de alguma maneira cada um de nós temos nossas responsabilidades, nós como instituição federal e o cidadão que possa colaborar, sabendo que as pessoas que estão ali em algum momento voltarão para o convívio pessoal, e o que se quer é que pelo menos a pessoa volte melhor do que entrou”. Destacou.
Os recursos repassados pela Justiça Federal são valores recebidos por pagamentos de multas peculiares, provenientes de penas alternativas e multas aplicadas por sansões em processos penais da JF. Esses valores são depositados em uma conta e em dado período são distribuídos para entidades credenciadas na Justiça Federal.
Mais uma edição da maratona nas estradas do “Caminho do Pe. João Schiavo” em novembro de 2024
Cáritas da Diocese de Caxias do Sul participa da 1ª Conferência Intermunicipal da Economia Solidária
Santa Tereza: Randoncorp atua na construção de Ponte destruída pelo Arroio Marrecão