O blogueiro de vinho, Douglas Chamon, capixaba que adotou Bento Gonçalves desde 2015 para cursar viticultura e enologia, lidera dois projetos de valorização do vinho brasileiro. Criou dois grupos no aplicativo WhatsApp, que incentiva seus integrantes a degustarem e adquirirem vinhos nacionais.
“Foi através de amigos e familiares, de vários locais, que começamos um grupo pelo qual passava a eles questões de viticultura e enologia. Além disso, passava as degustações que fazia e faço nas vinícolas. Isto gerou uma apresentação dos vinhos para quem estaria distante, foi então que se pensou em fazer a compra, com alguma proposta junto aos produtores”, destacou Chamon.
Ou seja, uma compra por atacado nos mais de 230 integrantes do chamado “Clube do Vinho Brasileiro” de todo o Brasil (dez estados e quatro pessoas de outros países). Definiu-se então que a compra mínima seria de uma caixa, para facilitar as indústrias na hora de despachar. Foi assim que todos os meses vinícolas diferentes passaram a integrar o espaço. Produtos com descontos que chegam em até 30%.
Paralelamente, foi criado um projeto de vinificação. Diante da oportunidade de vendas de vinhos, foi proposto ao grupo a vinificação. A partir daí, com a aceitação e arrecadação (vaquinha dos integrantes), juntou-se mais de R$ 40 mil. Com este valor vinificou-se e os primeiros vinhos serão entregues no primeiro semestre deste ano. Um segundo grupo foi criado com mais de R$ 100 mil capitaneados e com novos integrantes.
“Sou um entusiasta, não porque o vinho é brasileiro, mas porque gosto da tipicidade e por isto valorizo a produção”, mencionou.
Acesso o blog http://www.adegadochamon.com/ e saiba mais sobre estas experiências.
Ouça a entrevista:
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Divulgada lista dos aprovados no Vestibular de Medicina da UCS
EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz: festividade marca os dez anos da instituição
Autora bento-gonçalvense conquista o best seller enaltecendo histórias da Serra Gaúcha