A Rádio Difusora 890 apresentou nesta segunda-feira, 26, a primeira entrevista da série “SUS: 30 anos”. Neste 2018 lembra-se três décadas de sua fundação, criado em 1988 pela Constituição Federal que determina que é dever do Estado garantir saúde a toda a população brasileira.
O primeiro entrevistado foi o professor Antonio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Ele critica o modelo do Sistema Único de Saúde.
“É o melhor sistema de saúde no mundo, mas entre estar no papel e a realidade, há um degrau muito grande. Está longe de cumprir seus objetivos pelos quais foi delineado. Exportamos um modelo bonito mas não sabemos usar no Brasil. O maior problema é o financiamento. Apesar 6,9% da arrecadação é destinado ao SUS, enquanto em outros países em torno de 22%”, destacou o presidente.
Lopes diz que quando se afastam dos grandes centros, falta material mínimo para atendimento dos pacientes, leitos e uma tabela desatualizada.
“Uma cirurgia para ser marcada leva um ano. Pede-se um exame e o resultado vem depois de seis meses. Mamografia a pessoa tem câncer e vai ver o resultado depois de seis meses. Isto é falta de gestão e investimentos. O que se paga por um paciente internado é muito pouco, não dá para cobrir a despesa”, acrescentou.
Entretanto, o presidente vê avanços. “Tem alguns hospitais que via SUS realizam cirurgias de grande complexidade e em um tempo real adequado. Existem algumas vantagens sim, mas são situações muito isoladas que nem nos passa pela cabeça que o SUS trouxe algum benefício, porque contempla pouco da população”, disse ainda Antonio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica.
A serie de entrevistas continua nesta terça-feira, dia 27, durante o “Rádio Jornal 1ª edição”, das 7h às 8h. A conversa é com a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS), com sede em Caxias do Sul, e que responde pela saúde pública e o SUS por 49 municípios da Serra, inclusive Bento Gonçalves.
Na quarta-feira (28) o entrevistado é o secretário de Saúde de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira.
O especial na quinta-feira (1º de março) conversa com a Associação Médica de Bento Gonçalves (Ameb), onde o presidente o médico Roges Pisani, manifesta-se sobre o tema.
Por fim, na sexta-feira (2) a entrevista final é com o diretor superintendente do Hospital Tacchini, Hilton Mancio.
Confira no 890 AM ou no http://difusora890.com.br/live/
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor