Com a presença de prefeitos de todo o Rio Grande do Sul, na abertura da Assembleia de Verão da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), nesta quinta-feira (22), em Torres, o governador José Ivo Sartori assinou, juntamente com o Secretário da Educação Ronald Krummenauer, um acordo com a Famurs, para a utilização do software de gestão do transporte escolar pelos 464 municípios integrantes do Programa Estadual de Apoio ao Transportes Escolar no Rio Grande do Sul (Peate). “ Trata-se de um avanço que irá trazer um benefício importante na gestão do transporte escolar”, destacou Krummenauer.
Pelo acordo, caberá ao governo do Estado disponibilizar o aplicativo, via internet, de modo gratuito e aberto para uso institucional dos municípios, inclusive todo o suporte técnico operacional permanente.
Além de estabelecer a melhor rota e o custo médio de cada roteiro, o sistema permite que o município, por meio de um programa de computador, saiba o tempo de cada viagem e até se houve paradas no caminho feito pelos motoristas. Até então, para efetuar o transporte, o custo das viagens era estipulado pelos prestadores que ganhavam a licitação para o serviço – o sistema de licitação continua, mas agora o preço do transporte é definido pelos dados apontados pelo software.
A implantação beneficia 87,6 mil alunos de cerca de 2 mil escolas em todo o Estado. Mesmo em Porto Alegre, embora não haja transporte rural, o software é utilizado no transporte de alunos das três escolas da região das ilhas – as de Ensino Fundamental Oscar Schmitt e Maria José Mabilde e a de Ensino Médio Almirante Barroso. A Assembleia de Verão da Famurs segue até sexta-feira (23).
Fonte: Seduc
Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini
Supermercadistas reconhecem os destaques do ano com o Carrinho Agas 2024
IBGE lança processo seletivo simplificado complementar com vagas em Bento Gonçalves, RS
EGR alerta para intervenções em rodovias da Serra e Hortênsias nesta semana