Com a presença de prefeitos de todo o Rio Grande do Sul, na abertura da Assembleia de Verão da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), nesta quinta-feira (22), em Torres, o governador José Ivo Sartori assinou, juntamente com o Secretário da Educação Ronald Krummenauer, um acordo com a Famurs, para a utilização do software de gestão do transporte escolar pelos 464 municípios integrantes do Programa Estadual de Apoio ao Transportes Escolar no Rio Grande do Sul (Peate). “ Trata-se de um avanço que irá trazer um benefício importante na gestão do transporte escolar”, destacou Krummenauer.
Pelo acordo, caberá ao governo do Estado disponibilizar o aplicativo, via internet, de modo gratuito e aberto para uso institucional dos municípios, inclusive todo o suporte técnico operacional permanente.
Além de estabelecer a melhor rota e o custo médio de cada roteiro, o sistema permite que o município, por meio de um programa de computador, saiba o tempo de cada viagem e até se houve paradas no caminho feito pelos motoristas. Até então, para efetuar o transporte, o custo das viagens era estipulado pelos prestadores que ganhavam a licitação para o serviço – o sistema de licitação continua, mas agora o preço do transporte é definido pelos dados apontados pelo software.
A implantação beneficia 87,6 mil alunos de cerca de 2 mil escolas em todo o Estado. Mesmo em Porto Alegre, embora não haja transporte rural, o software é utilizado no transporte de alunos das três escolas da região das ilhas – as de Ensino Fundamental Oscar Schmitt e Maria José Mabilde e a de Ensino Médio Almirante Barroso. A Assembleia de Verão da Famurs segue até sexta-feira (23).
Fonte: Seduc
Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini
Rio Grande do Sul apresenta melhora histórica nos indicadores de crimes no campo com ações na área da segurança
Serasa disponibiliza mais de 10 milhões de dívidas para negociação com 99% de desconto
Dia da Independência do Brasil – 7 de Setembro