Numa sociedade em que os investimentos em segurança tornaram-se tão importantes quanto aqueles em educação e saúde, a criação de órgãos não-governamentais capazes de auxiliar as forças de repreensão ao crime tem se tornado uma exitosa iniciativa. Em Bento Gonçalves, assim como em diversas cidades brasileiras, esta entidade ganhou o nome de Consepro (Conselho Municipal de Segurança Pública). Desde 1980, a fundação tem sido responsável por transformar a realidade das polícias: no decorrer desse tempo, mais de 100 veículos foram doados para distintas corporações da segurança pública.
Números como esses ajudam a dimensionar o esforço contido nas ações do Consepro. E revelam o resultado de sua principal atuação, a de captar e gerenciar recursos para financiar melhorias a órgãos como Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias e Instituto Médico Legal. No ano passado, o trabalho de conscientização e sensibilização junto a empresários, entidades e comunidade rendeu quase R$ 1 milhão ao Consepro – mais de 50% desse montante foi de doações de pessoas jurídicas e do repasse da Área Azul (nessa rubrica foram R$ 301 em 2017). “Todas nossas campanhas tiveram o respaldo do público bento-gonçalvense. Nossa cidade sabe diagnosticar suas principais necessidades e investe para suprir essas carências, ajudando as forças competentes a melhorarem a qualidade de vida no nosso município”, diz o presidente do Consepro, Laércio Pompermayer.
Com as ações do Consepro, Bento Gonçalves ganhou, ao longo dos anos, importante infraestrutura no combate à violência. O órgão ajudou a viabilizar as instalações do Posto Policial da Mulher e do Módulo Policial da Praça Centenário, além do prédio da Polícia Rodoviária e a estruturação do IML. Em 2017, o Consepro foi vital na implantação do Centro Integrado de Operações – um moderno sistema de monitoramento da cidade por meio de câmeras, sediado na Brigada Militar –, no repasse de três veículos de grande porte e na construção dos novos alojamentos para o 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º BPAT). “Quando falamos que o Consepro consegue determinada conquista, quem ganha é Bento Gonçalves. É a cidade que está, por meio da entidade, trabalhando para resolver seus problemas”, comenta Pompermayer.
Todo cidadão pode auxiliar o Consepro a buscar recursos para financiar os órgãos de segurança. Para isso, basta entrar em contato com a entidade por meio do telefone (54) 3452.6920.
Rio Grande do Sul apresenta melhora histórica nos indicadores de crimes no campo com ações na área da segurança
Serasa disponibiliza mais de 10 milhões de dívidas para negociação com 99% de desconto
Dia da Independência do Brasil – 7 de Setembro