A Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (SEGIMU) divulga os dados referentes às blitzes da Operação Balada Segura realizadas em 2017. No decorrer das ações foram abordados 2.427 veículos, dos quais 700 foram autuados por infligirem o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Foram mais de 400 carteiras de habilitação apreendidas e 76 de veículos recolhidos.
Com o objetivo de combater principalmente à alcoolemia no trânsito, foram realizados 2.139 testes de etilômetro, sendo que cerca de 300 condutores se recusaram a se submeter ao teste e 106 motoristas foram flagrados dirigindo sob influência de álcool. Além disso, os agentes constataram a ingestão de mais 0,34 mg de álcool por litro de ar alveolar, índice considerado crime de trânsito, em 23 motoristas.
Para o coordenador de Políticas Públicas de Trânsito, Gilberto Rosa “a Operação Balada Segura apresenta redução significativa no número de mortes de jovens no trânsito por alcoolemia e notoriamente acrescenta uma mudança comportamental nestes que passaram a utilizar outras formas de deslocamentos elegendo “motorista da rodada”, deslocamentos por táxi, veículos que operam por aplicativos entre outros. Estamos promovendo uma maior segurança no trânsito e a preservação do bem maior: as vidas”.
A Balada Segura é uma ação conjunta do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Brigada Militar, Polícia Civil e DETRAN.
Confira os indicadores de 2017
Testes de bafômetro – 2139
CNHs recolhidas – 412
Veículos recolhidos – 76
CRLV – 10
Alcoolemia comprovada (autuação administrativa) – 106
Crime DPTRAN (ingestão de mais 0,34 mg de álcool por litro de ar alveolar): 23
Recusa de alcoolemia – 282
Condutor sem habilitação – 42
Licenciamento vencido – 63
Permitir direção ao condutor sem habilitação: 48
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor