Escola Tancredo Neves de Bento recebe Melhorias em sua estrutura

Devido ao aumento de alunos em seu quadro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Tancredo de Almeida Neves precisou adaptar sua estrutura, tanto em relação ao prédio como as novas configurações metodológicas.

A escola conta hoje com 43 professores e dez funcionários de apoio, atendendo 22 turmas e 440 alunos de Jardim ao 9º ano. No período de férias dos alunos, a direção do educandário modificou seus ambientes para atender duas novas turmas.

Com os recursos do Círculo de Pais e Mestre (contribuição espontânea) e respaldo da Secretaria Municipal de Educação, uma nova sala foi adaptada para os alunos do Jardim B, que contarão agora com um espaço novo e amplo. A sala recebeu rampa de acesso, corrimões, colocação de novas janelas e armários, de acordo com as necessidades da faixa etária. Também, o educandário adquiriu artigos para Educação Física que possibilitará a realização de atividades diversificadas.

Os investimentos na escola não param por aí. Segundo a diretora Nelita Maria Zanovelo, “o prédio todo passou por reformas. A cozinha recebeu móveis novos, as salas de aula foram pintadas e o pátio recebeu reparos. Ainda, iremos aplicar nas salas de aula novos métodos pedagógicos que auxiliem na aprendizagem do estudante”, destaca.

Na última semana, a escola teve a primeira reunião pedagógica do ano. Na ocasião, os professores estiveram reunidos para deliberar sobre as constantes mudanças nas formas de aprender e ensinar.

A supervisora Rosmeri Guerra propôs um estudo e discussão sobre Metodologias Ativas, Ensino Híbrido e Sala de Aula Invertida visando à modernização da educação escolar, levando os professores a atuarem como mediadores apostando no uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs).

Metodologias ativas

Nesse modelo o aluno se torna protagonista e o maior responsável pelo processo de aprendizagem, sendo mais participativo. O professor deixa de ser o centro da atenção na sala de aula. Os alunos são convidados a aprender por meio de jogos e uma infinidade de materiais didáticos, de diversos recursos, tecnologia, textos, vídeos, imagens, podendo se reunir em pares ou grupos.

O professor media esses estudos e descobertas, incentivando associações e indagações, tirando dúvidas e fazendo novas interrogações considerando o conhecimento prévio dos alunos.

Ensino híbrido

Uma importante tendência de educação do século XXI, relacionada ao uso de tecnologia digital. São os momentos online e offline. Os alunos se utilizam de recursos como jogos, vídeos, áudios e outros, procurando conhecer os conteúdos. Realizam estudos presenciais e em casa por meio de plataformas de aprendizagem, estudos em grupo ou individuais.

Os computadores da escola passam a ser usados com mais frequência e consistência, uma combinação de ferramentas digitais com leitura, pesquisas, debates e sob a orientação dos professores. A participação dos alunos é bastante ativa e o objetivo é comprometê-los por sua aprendizagem, como também tornar as aulas mais atrativas e interessantes. O ensino híbrido será aplicado a partir do 4º ano do ensino fundamental.

Sala de aula invertida

Esta é uma proposta de aprendizagem de metodologias ativas e ensino híbrido, pois se refere ao estudo e conhecimento dos conteúdos realizado pelo aluno anterior à aula em que será abordado, para possibilitar debates e atividades práticas. O professor faz uma seleção de ambientes virtuais ou indicação de obras que abordam determinado conteúdo, ou mesmo uma pesquisa com profissionais e familiares.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Foto: Divulgação/EMEF Dr. Tancredo de Almeida Neves

error: Conteúdo Protegido