Ao comemorar 85 anos de fundação na última sexta-feira, dia 16, o Hospital Beneficente São Pedro (HBSP) anunciou investimentos em sua estrutura, em evento realizado nas dependências do hospital.
Além de Garibaldi, a instituição é referência para moradores de Carlos Barbosa, Boa Vista do Sul, Coronel Pilar, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza. Para atender à demanda da região e ampliar os serviços oferecidos, a administração do HBSP anunciou a construção de um novo prédio, onde serão realizados exames de ressonância magnética, densitometria óssea e ultrassom.
O gerente-executivo do hospital, Rangel Carissimi, apresentou ainda o Cartão Saúde, um programa pelo qual os usuários poderão fazer contribuições mensais de diferentes valores e usufruir de benefícios. “35% das receitas oriundas deste programa vão ser destinados a um programa de gratuidade pactuado com o poder público. Assim, vamos conseguir ajudar a diminuir a fila do Sistema Único de Saúde (SUS) e ajudar pessoas carentes”, explicou.
As inovações para o crescimento do hospital nos últimos anos foram lembradas pelo presidente do HBSP, Adorino Martinazzo. “Passamos por muitas dificuldades, que foram superadas com a busca de parcerias, nos últimos 18 anos”, relatou, lembrando conquistas como a reforma e expansão da área hospitalar, melhorias no atendimento especializado, serviço de radiologia próprio e farmácia 24h. “A ressonância será o maior investimento já feito, mas temos mais projetos, para os quais esperamos contar com o apoio da comunidade e do poder público, que sempre teve uma parceria muito boa para o hospital”, acrescentou.
Para o superintendente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do RS, Jairo Tessari, a confiança da comunidade é o que permite o desenvolvimento do hospital. “O apoio da sociedade e das prefeituras da região fazem com que seja viável um hospital geral de referência”, afirmou.
A parceria entre os municípios e as instituições de saúde também foi destacada pela Delegada Estadual de Saúde, Solange Sonda. “Queremos fortalecer os hospitais para ter cada vez mais pessoas atendidas”, garantiu Solange.
O prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin, destacou a coragem necessária para recuperar a instituição e lembrou a busca de recursos junto ao governo do Estado para oferecer instalações do SUS com a mesma qualidade das particulares. “O investimento de R$ 5 milhões no novo projeto representa o crescimento da região”, avaliou o prefeito. Representando a administração municipal, Cettolin entregou uma placa homenageando o HBSP pelos 85 anos de fundação.
O administrador do hospital, Jaime Kurmann, e o presidente da Unimed Nordeste, Marcelo Frigeri, agradeceram mutuamente às parcerias firmadas e aos 185 colaboradores.
Na oportunidade, foi assinado o contrato de execução da nova obra, pela empreiteira Benini e Masterplus Projetos e Construções Ltda.
O momento foi abençoado pelo frei Aldo Colombo e o padre Joone Fachinelli, representando a Mitra Diocesana de Caxias do Sul.
Crédito das foto: Priscila Pilletti
Fonte: Prefeitura de Garibaldi
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família
Bento: SMMAM auxilia no resgate de animais silvestres
Livro reconstitui memórias e legado cultural de Garibaldi