Ao comemorar 85 anos de fundação na última sexta-feira, dia 16, o Hospital Beneficente São Pedro (HBSP) anunciou investimentos em sua estrutura, em evento realizado nas dependências do hospital.
Além de Garibaldi, a instituição é referência para moradores de Carlos Barbosa, Boa Vista do Sul, Coronel Pilar, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza. Para atender à demanda da região e ampliar os serviços oferecidos, a administração do HBSP anunciou a construção de um novo prédio, onde serão realizados exames de ressonância magnética, densitometria óssea e ultrassom.
O gerente-executivo do hospital, Rangel Carissimi, apresentou ainda o Cartão Saúde, um programa pelo qual os usuários poderão fazer contribuições mensais de diferentes valores e usufruir de benefícios. “35% das receitas oriundas deste programa vão ser destinados a um programa de gratuidade pactuado com o poder público. Assim, vamos conseguir ajudar a diminuir a fila do Sistema Único de Saúde (SUS) e ajudar pessoas carentes”, explicou.
As inovações para o crescimento do hospital nos últimos anos foram lembradas pelo presidente do HBSP, Adorino Martinazzo. “Passamos por muitas dificuldades, que foram superadas com a busca de parcerias, nos últimos 18 anos”, relatou, lembrando conquistas como a reforma e expansão da área hospitalar, melhorias no atendimento especializado, serviço de radiologia próprio e farmácia 24h. “A ressonância será o maior investimento já feito, mas temos mais projetos, para os quais esperamos contar com o apoio da comunidade e do poder público, que sempre teve uma parceria muito boa para o hospital”, acrescentou.
Para o superintendente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do RS, Jairo Tessari, a confiança da comunidade é o que permite o desenvolvimento do hospital. “O apoio da sociedade e das prefeituras da região fazem com que seja viável um hospital geral de referência”, afirmou.
A parceria entre os municípios e as instituições de saúde também foi destacada pela Delegada Estadual de Saúde, Solange Sonda. “Queremos fortalecer os hospitais para ter cada vez mais pessoas atendidas”, garantiu Solange.
O prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin, destacou a coragem necessária para recuperar a instituição e lembrou a busca de recursos junto ao governo do Estado para oferecer instalações do SUS com a mesma qualidade das particulares. “O investimento de R$ 5 milhões no novo projeto representa o crescimento da região”, avaliou o prefeito. Representando a administração municipal, Cettolin entregou uma placa homenageando o HBSP pelos 85 anos de fundação.
O administrador do hospital, Jaime Kurmann, e o presidente da Unimed Nordeste, Marcelo Frigeri, agradeceram mutuamente às parcerias firmadas e aos 185 colaboradores.
Na oportunidade, foi assinado o contrato de execução da nova obra, pela empreiteira Benini e Masterplus Projetos e Construções Ltda.
O momento foi abençoado pelo frei Aldo Colombo e o padre Joone Fachinelli, representando a Mitra Diocesana de Caxias do Sul.
Crédito das foto: Priscila Pilletti
Fonte: Prefeitura de Garibaldi
Impasse sobre projetos atrasa obras de proteção contra enchentes no RS
INSS identificou descontos irregulares em setembro de 2024
Estrada da Comunidade Santa Lúcia, no Vale dos Vinhedos, recebe obra de pavimentação