UCS implementa conceito de Unidades de Negócio em setores e serviços

Escola de Gastronomia, Centro Clínico, UCS Línguas Estrangeiras, Escola de Formação de Lideranças, Usina de Talentos, Escritório de Regulação e Instituto Religare são algumas das unidades ce ações com novo modelo de gestão

A adoção do conceito de Unidade de Negócio para setores e serviços ligados às diversas áreas de atuação da Universidade de Caxias do Sul é mais uma novidade dentre as reformulações administrativas, pedagógicas e de relações com a comunidade implementadas pela UCS para 2018.

A iniciativa visa incrementar a sustentabilidade da instituição e fundamenta-se na análise do panorama do mercado em que está a Universidade inserida – hoje, a UCS tem unidades em dez cidades da região Nordeste do Rio Grande do Sul e abrange outras 60, alcançando uma população total de 1,3 milhão de habitantes.

A proposta utiliza-se de características e diferenciais competitivos, como a infraestrutura e o perfil de Universidade, para melhor dispor de estrutura, produtos e serviços à comunidade. O novo posicionamento abre um universo de possibilidades às Áreas do Conhecimento e cursos, objetivando atender necessidades de mercado, prospectar oportunidades e antecipar soluções a partir da oferta de tecnologias e produtos inovadores.

“A pesquisa, por exemplo, pode ser dirigida às necessidades de empresas e da sociedade, influenciando na globalização do conhecimento, na inovação e no desenvolvimento da região”, explica o coordenador da Assessoria de Planejamento e Orçamento da UCS, Roberto Boniatti. A mudança de cultura está alicerçada nos objetivos e estratégias da instituição e em suas diretrizes institucionais. “Nos preparamos com informações, sistemas, infraestrutura, equipe e treinamento, e os planos mercadológicos traçam objetivos, estratégias e ações”, afirma.

Conceituação:

O modelo de unidade de negócio prioriza:
– relacionamento e comunicação, com a análise de ambiente interno e externo, para potencializar a relação com a comunidade acadêmica, clientes e sociedade;
– a definição de produtos e serviços para o mercado, que pressupõe a ampliação dos públicos por meio de produtos como os cursos de extensão, pós-graduações, pesquisa e prestação de serviços;
– informações socioeconômicas, que geram autonomia e permitem adequar ações ao se conhecer o perfil da região e dos clientes;
– gestão e avaliação, que fornecem indicadores para o monitoramento dos objetivos, e
– planejamento, projetos e planos de ação

Incremento à extensão

Exemplo de unidade de negócio que já registra resultados positivos é a Escola de Gastronomia, instalada em Flores da Cunha. Sintonizada com o mercado, a unidade teve sua representatividade ampliada em 2017 com a abertura do restaurante Dolce Itália e com a oferta de serviços a eventos. A mudança de conceito amplia o potencial de crescimento da escola, viabilizando a oferta de novos cursos de extensão e de mais produtos.

Entre outros segmentos em que foi ou será implementado o modelo de Unidade de Negócio estão as áreas de conhecimento e seus cursos de graduação, o Centro Clínico, o UCS Línguas Estrangeiras, a Escola de Formação de Lideranças, a Usina de Talentos, o Escritório de Regulação e o Instituto Religare.

Incluídas as ações das unidades de negócio ligadas à Extensão Universitária, a UCS ofereceu, somente no último ano, 871 cursos e 1.027 eventos (totalizando 1.898 atividades, em todas as áreas do conhecimento) pela modalidade, alcançando um público somado de 102 mil participantes.

 

Fonte: UCS

 

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