Com entrada franca, filme sobre a Villa Fitarelli será exibido ao ar livre no dia 3 de março na Rua Buarque de Macedo
A Epifania Filmes e a Teimoso Filmes e Artes, em coprodução com Globo Filmes e GloboNews, apresentam o longa-metragem “Pra Ficar na História”, de Boca Migotto. O documentário acompanha o dia-a-dia do descendente de italianos Luiz Henrique Fitarelli. A produção tem sua pré-estreia em Garibaldi no dia 3 de março (sábado), às 20h, em cinema a céu aberto, montado na Rua Buarque de Macedo, no Centro Histórico do Município. A entrada é franca.
O local será fechado para o evento que vai contar com a presença do diretor e equipe. Em caso de chuva, a exibição será feita na área coberta da Praça Loureiro da Silva. O evento conta com o apoio de realização da Prefeitura Municipal de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura.
Entre dois continentes, a equipe do documentário acompanhou a rotina de Luiz Fitarelli durante 17 dias, com imagens captadas em Garibaldi, na serra gaúcha, e nas cidades italianas de Lentiai, Marostica, Canal San Bovo e Padova. “Levamos nosso protagonista para o norte da Itália, região de onde vieram seus antepassados e para onde ele faz o caminho inverso, em busca de suas origens”, comenta o diretor Boca Migotto, que também assina o roteiro. “O filme aproxima o Brasil e a Itália a partir das histórias em comum e da busca pela preservação da memória que une estes dois países”, resume o cineasta.
Fitarelli é um apaixonado por antiguidades. Desde os 12 anos, coleciona objetos que, hoje, chegam a milhares. As peças incluem barris de vinho, móveis coloniais e inúmeras ferramentas. Fitarelli construiu uma autêntica vila do final do século XIX, que inclui uma capela, estábulos e moinho com roda de água. Boca Migotto encontrou inspiração na história do colecionador enquanto gravava uma série de televisão dentro da Villa Fitarelli, em 2009. “Foi neste momento em que o excêntrico personagem virou visionário e ali nasceu a ideia do documentário”, define.
O filme tem estreia comercial prevista para dia 8 de março, em Porto Alegre. “Pra Ficar na História” tem produção executiva de Fabiano Florez e Mariana Mêmis Müller e distribuição de Tathiana Mourão, da Pipoca & Filmes. Trailers e mais informações estão no link: fb.me/praficarnahistoriafilme.
Sobre o diretor
Boca Migotto é formado em Publicidade e Propaganda, Especialização e Mestrado em Cinema, pela Unisinos. Estudou cinema na Saint Martins College, de Londres e, atualmente, é doutorando na FABICO/UFRGS. É professor do Curso de Realização Audiovisual da Unisinos. Ex-sócio da Epifania Filmes, em 2016 fundou a Teimoso Filmes e Artes.
Seus mais importantes trabalhos em cinema e televisão incluem a série “Sapore d`Italia” (2013), primeira série de ficção da RBS-TV gravada no exterior, a série de ficção “Bocheiros” (2014) (TVE-RS e Prime Box Brazil), e o longa de documentário “Filme Sobre um Bom Fim” (2015). Este último foi selecionado para o Festival “É Tudo Verdade” e permaneceu 16 semanas em cartaz nos cinemas da capital gaúcha. Além disso, dirigiu mais de 15 curtas e médias de ficção e documentário.
Fonte: Prefeitura de Garibaldi
Santa Tereza sedia etapa do Campeonato Gaúcho de Canoagem Maratona neste sábado, 26
Orquestra Sinfônica de Porto Alegre se apresenta 27 de abril na Fundação Casa das Artes, em Bento
ACIDENTE COM DUAS MORTES CAUSA BLOQUEIO TOTAL DA BR 386