Coordenadores regionais da Consulta Popular, ligados à Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional (Seplan), e representantes dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), receberam nessa quarta (8) e quinta-feira (9) treinamento sobre a votação da Consulta Popular 2016-2017.
Neste ano, os votos serão feitos de duas maneiras: pelo site e por um aplicativo disponível para representantes dos Coredes e dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes). A votação será nos dias 5, 6 e 7 de julho e, para votar, é necessário ter o número do título de eleitor em mãos.
Conforme o coordenador da Consulta Popular, Teonas Baumhardt, a extinção da cédula de papel proporciona maior segurança e evita o desperdício de recursos. “Sem a urna para papel, geramos uma economia e as pessoas não precisam ficar contando votos, pois é só transmitir os dados eletronicamente”, explica Teonas.
No aplicativo criado pela Procergs, que pode ser baixado em smartphones e tablets com sistemas Android e IOS, o representante poderá colher os votos da população. Ao final do dia de votação, com acesso à internet, ele transmitirá os dados. Dos 10 programas disponíveis para votação no aplicativo, o eleitor escolherá um como prioridade para sua região. O mesmo ocorrerá se o voto for feito pelo site da Consulta Popular.
Com as mudanças no sistema de votação, a Seplan também optou pela realização da votação durante três dias. Assim, a população tem mais tempo para votar pela internet ou presencialmente.
Fonte: Palácio Piratini
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves