Healthy eating concept: Horizontal shot of three detox drinks in glass bottles with fruits and vegetables all around them on rustic wood table. DSRL studio photo taken with Canon EOS 5D Mk II and Canon EF 70-200mm f/2.8L IS II USM Telephoto Zoom Lens

Projeto Bebidas Premium impulsiona MPEs gaúchas

O Rio Grande do Sul conseguiu ser reconhecido pelas cervejas artesanais e também pelas cachaças, além dos já tradicionais vinhos e espumantes. Essas bebidas, ao lado dos sucos orgânicos, ganharam um projeto especial em 2017. O Bebidas Premium abriu espaço para a qualificação de empreendedores de todo o Estado e acumulou resultados em imagem e vendas. O projeto do Sebrae/RS com duração de um ano e meio iniciou em abril de 2017 e segue até dezembro de 2018. Empresas interessadas na iniciativa podem entrar em contato pelos telefones (54) 3290-4721 ou (54) 99905-3800 ou ainda pelo email gustavoar@sebrae-rs.com.br.

O gestor do projeto pelo Sebrae/RS na Serra Gaúcha, Gustavo Angelo Rech, conta que ao longo do ano passado as empresas participaram de uma série de atividades, como diagnósticos, treinamentos e consultorias em áreas como finanças, vendas e marketing. Também estiveram presentes em visitas técnicas e feiras internacionais, como a NRA, em Chicago, um dos maiores eventos mundiais do segmento.

O resultado impressiona. Em um ano, esses empreendimentos alavancaram suas vendas em 40%, em média. Também registraram um aumento de 65% no número de contatos e potenciais clientes. Outro benefício foi o fortalecimento das parcerias e abertura de novos mercados, com distribuidores em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Ao longo desse período surgiram novas oportunidades e produtos e com uma visão melhor do negócio, as empresas conseguiram equilibrar suas finanças e melhorar a qualidade de gestão.

A vitrina da Love Sucos

A maturidade foi uma conquista destacada por empreendedores como Juliana Senderowicz Anspach, sócia da Love Sucos. A empresa, criada há 4 anos, ganhou um impulso de visibilidade significativo em 2017, que acabou lhe rendendo o convite para participar do projeto Descubra, uma iniciativa do Shopping Iguatemi voltada para empresas locais. “Ficamos com um quiosque de outubro e janeiro e descobrimos muito sobre o nosso cliente nesse período. Reforçamos, por exemplo, a importância do nicho de mães e crianças para os sucos saudáveis e percebemos o espaço para os sucos verdes, tanto que passamos de uma para três variedades”, descreve.

Para Juliana, o apoio do Sebrae/RS foi fundamental durante a exposição da marca em um dos principais centros comerciais da capital gaúcha. “Recebemos apoio desde a parte financeira e de precificação até a melhor exposição dos produtos nos quiosques para despertar mais atenção dos clientes”, recorda. Após essa experiência, a empresária percebeu que o grande diferencial está no relacionamento com seu público e na personalização. “Agora vamos fortalecer nossa presença em eventos e também com parcerias estratégicas”, revela. A mais recente é com uma empresa especializada em merendas e lanches para crianças, que terá a Love Sucos como fornecedora exclusiva da bebida.

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