Encontrar um destino adequado para os eletrônicos quebrados é um dos principais desafios da atualidade. Muitos desses produtos não podem ser descartados no lixo comum, pois possuem metais tóxicos que contaminam o meio ambiente. Com o desligamento do sinal analógico de TV, que já começou na região e será concluído em 31 de janeiro, muitas pessoas podem aproveitar para descartar televisores quebrados ou trocar aquele televisor antigo – o que não é necessário, uma vez que, com o conversor instalado e antena adequada, qualquer televisor pode transmitir a programação de TV aberta por meio do sinal digital.
Pensando nisso, a Seja Digital, entidade responsável pela operação do processo de migração do sinal de TV no Brasil, em parceria com o DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) disponibiliza 2 pontos de coleta em Bento Gonçalves e 2 em Caxias do Sul. A ação tem como objetivo estimular o descarte correto e responsável de televisores e outros equipamentos eletrônicos. O projeto acontece até o dia 31 de janeiro de 2018 e os pontos funcionam de segunda a sexta-feira.
Além da coleta, a Seja Digital, que tem como missão informar e orientar a população sobre essa mudança, disponibiliza um espaço para o tema no site www.sejadigital.com.br/recicle. Ali, é possível saber mais informações sobre o descarte adequado e encontrar o ponto de coleta mais próximo de cada residência, por meio do CEP.
Mudança do sinal de TV
O sinal analógico de TV será desligado de forma definitiva em 107 cidades gaúchas em 31 de janeiro. Após essa data só será possível assistir à programação da TV aberta por meio do sinal digital. As famílias de baixa renda atendidas pelo Governo Federal têm direito a um kit gratuito, com antena digital e conversor com controle remoto. Para saber se tem direito e agendar a retirada do kit em um dos pontos disponibilizados pela entidade, basta ligar para 147 ou acessar o site sejadigital.com.br/kit, com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos.
Para ter acesso à programação da TV digital, que já está disponível na região, é necessário instalar os equipamentos. O processo é simples e o mais indicado é instalar sua antena no telhado de casa. Depois, conecte o conversor à sua TV e faça a sintonia dos canais. Se ainda tiver dúvidas, ligue gratuitamente para o 147.
Serviço:
Pontos de coleta para o descarte correto de televisores e outros equipamentos eletrônicos:
Bento Gonçalves
AAECO Assoc. Ativista Ecológica – Av. Osvaldo Aranha, nº 493
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h
Colégio Marista N.S Aparecida – Ramiro Barcelos, 307 – Bairro Centro
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h
Caxias do Sul
Ambe Gerenciamento de Resíduos BR 116 Km151 Nº 3523 – Bairro Cristo Redentor
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h
Pioneiro (AMOB)
Rua Frederico Bergman S\Nº Bairro Pioneiro
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h
Sobre a Seja Digital
A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.
Atendimento Regional em Porto Alegre
Uffizi Comunicação e Relacionamentos – (51) 3330-6636
Email geral: poasejadigital@uffizi.com.br
Atendimento Nacional
Weber Shandwick Brasil – sejadigital@webershandwick.com
(11) 3027-0200
Impasse sobre projetos atrasa obras de proteção contra enchentes no RS
INSS identificou descontos irregulares em setembro de 2024
Estrada da Comunidade Santa Lúcia, no Vale dos Vinhedos, recebe obra de pavimentação