O Procon de Garibaldi registrou um crescimento de 25% nos atendimentos em 2017, de acordo com o relatório do órgão, divulgado nesta semana. Foram realizados 1.491 atendimentos a consumidores ao longo do ano, em sua maioria, referentes a telefonia, a exemplo do ano anterior.
Os tipos de reclamações mais frequentes foram relacionados a:
1º) telefonia (fixa e móvel): 511 registros
2º) produtos: 383 registros
3o) financeiros (cartões de crédito, bancos, seguros, etc): 269 registros
4o) serviços privados (internet, TV por assinatura, jornais e revistas): 138 registros
5o) serviços de água e luz: 32 registros
6o) atendimentos variados: 158 registros
Para a coordenadora executiva do Procon de Garibaldi, Luciana Lima Saleh, o crescimento das demandas é devido à dificuldade dos consumidores em conseguir cancelar planos e serviços de telefonia, e acesso a faturas e boletos para pagamento.
Reclamações on-line
A novidade para 2018 é a plataforma de serviços de reclamações de consumidores pela internet. A partir deste ano, todas as queixas referentes a telefonia devem ser feitas pelo site www.consumidor.gov.br. “Além de ser ágil e contar com 85% de resolução, o serviço de reclamações virtuais gera economia em despesas de correios e envio de notificações”, destaca Luciana.
Para os consumidores hipervulneráveis (não alfabetizados e idosos), o registro de reclamação pode ser feito diretamente no Procon Municipal, localizado na rua Irmão José Sion. 390, sala 2 (antigo prédio da Pindorama). O atendimento ocorre das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3462-8170.
Foto: Priscila Piletti
Fonte: Prefeitura de Garibaldi
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