Os municípios de Capão da Canoa, Torres e Tramandaí contam, desde o início de janeiro, com mais uma iniciativa de prevenção à criminalidade – os Grupos de Trânsito da Brigada Militar (BM). As ações são desenvolvidas pelas três companhias que integram o 2º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (2º BPAT).
Segundo o major Tiago Almeida, subcomandante do 2º BPAT, a iniciativa “prioriza a educação para o trânsito, garantindo maior fluidez na circulação e, consequentemente, evitando outros delitos, como vias de fato e lesões corporais entre condutores”. Para o oficial, é importante que os motoristas observem a sinalização das vias e que a cumpram com rigor, “evitando transtornos para o condutor, como ter o veículo recolhido ou notificado”, destacou.
Além de barreiras dinâmicas, buscando identificar e tirar de circulação armas, drogas e criminosos, os policiais militares desenvolvem ações educativas e preventivas e orientam condutores veranistas e também moradores.
Dicas para evitar transtornos
Segundo o major Almeida, entre as infrações mais recorrentes estão o estacionamento em locais não permitidos e o não uso do cinto de segurança. Para evitar transtornos, os condutores devem:
– Lembrar-se que a lei não tira férias. O uso do cinto de segurança na praia ou na cidade é obrigatório. Ele pode salvar vidas em caso de acidentes.
– Procurar locais onde seja permitido estacionar para deixar o veículo. Para encontrar vagas mais perto da orla é preciso se programar e chegar cedo à praia.
– Caso não encontre locais próximos à orla, uma opção é levar a família próximo à faixa de areia e retornar ao local de origem. Deixar o carro em casa ou estacionado mais longe evita transtornos e permite ao condutor fazer uma caminhada. Exercícios fazem bem à saúde.
– Caso vá ingerir bebidas alcoólicas, lembrar-se que álcool e direção não combinam.
Fonte: Palácio Piratini
Foto: Daniela Alvienes/PM5 e Everton de David/PM5
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor