Iniciado em 2016, o desligamento do sinal analógico deve ocorrer em mais de 1,3 mil cidades do Brasil até dezembro de 2018. Em Bento Gonçalves, a data para o desligamento, definida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, será no dia 31 de janeiro deste ano. A partir disso, todos os canais abertos de televisão passarão a transmitir a programação exclusivamente pelo sinal digital, que oferece maior qualidade de som e imagem.
Devido a isso, por meio de uma parceira com a Seja Digital, entidade responsável por esse processo de transição em todo o país, o Município vem desenvolvendo um trabalho de divulgação e prestação de orientações à população para que todos tenham acesso à mudança.
Além disso, o programa de transição, com o objetivo de assegurar que as famílias de baixa renda não sejam excluídas do acesso ao meio de comunicação televisivo e preparem suas residências para receber o sinal digital, está realizando a distribuição de kits de conversor e/ou antena UHF e um controle remoto de forma gratuita.
Para ter direito a este kit, o critério é estar cadastrado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Famílias com renda mensal total de até três salários mínimos ou renda mensal por pessoa de até 1/2 salário mínimo podem realizar o cadastro. Na Capital do Vinho, a estimativa é distribuir cerca de 7 mil kits.
Para realizar a solicitação do kit, o Responsável Familiar deve ter em mãos o número do NIS, que é emitido pelo Cadastro Único, bem como CPF e RG. Os pedidos podem ser feitos por meio dos seguintes canais: http://www.sejadigital.com.br ou telefone 147 (aceita ligação de celular). Uma vez realizada a solicitação, a família recebe instruções para realizar a retirada nas agências dos Correios.
Os Serviços da Assistência Social, como Cadastro Único e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) estão sendo grandes facilitadores, ofertando espaço e estrutura física (computadores, internet e telefone), para assegurar que as famílias possam fazer uso deste direito.
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Habitação e Assistência Social, junto ao Setor de Cadastro Único, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h30, na Av. Osvaldo Aranha, 1479, 2º andar, ou pelo telefone 3055-7347.
Como saber se é necessário um conversor?
Se o aparelho for uma televisão de tubo, será necessário instalar um conversor de sinal. Se o televisor for de tela fina e não tiver o conversor embutido, também precisará de um conversor de sinal.
Para saber se a sua televisão já possui conversor embutido, basta verificar o manual. A TV com conversor embutido só precisará estar conectada a uma antena UHF para encontrar os canais transmitidos pelo sinal digital.
Fonte: Site da Prefeitura / Assessoria de Comunicação Social
4º Encontro Estadual Pumas e Fora de Série acontece em outubro
Rústica Sesc Caitá em Bento reuniu mais de 500 atletas neste domingo, dia 14
Tacchini Instituto de Pesquisa está com seis estudos com recrutamento de participantes em andamento