A Secretaria Municipal de Saúde preocupada em atender a população está realizando cadastro e distribuição de protetores solares para trabalhadores rurais e profissionais com alta exposição solar.
O fornecimento ocorre no município desde 2014, por meio da Portaria 304. É disponibilizado para cada cidadão, um frasco de 120ml a cada quatro meses, totalizando três frascos por ano.
Até o momento fazendo parte das ações da Operação Vindima foram distribuídos 387 protetores solares para produtores rurais.
De acordo com o coordenador médico da Secretaria de Saúde, Marco Antonio Ebert, o sol não queima apenas quando se está na praia. “Ao caminhar pela rua para suas atividades diárias, passe filtro solar nas áreas desprotegidas pelas roupas, como no rosto, nas mãos e nas orelhas. Evite, mesmo com protetor solar, o sol entre às 11 horas e 17 horas (horário de verão). Nestes horários, a radiação ultravioleta B (a mais carcinogênica) é mais forte. Use óculos escuros, boné ou chapéu, camiseta e o filtro solar; reaplique a cada 2 horas ou após suor excessivo de banho de mar ou rio”.
O médico chama a atenção de como detectar uma lesão suspeita. “Através da regra do ABCD. Assimetria – Quando o sinal (mancha na pele) não tem uma forma especifica; Bordas irregulares ou salientes; Cor – sinais pretos ou de cores múltiplas; Diâmetro – maiores do que 6 mm.
A Secretaria Municipal de Saúde possui atendimento especializado. Quando descoberta a doença no início, as chances de cura chegam a 90%.
Fonte: Prefeitura de Bento
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
ADOLESCENTE É VÍTIMA DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO NO PARQUE DE EVENTOS DA FENACHAMP, EM GARIBALDI
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China