Os motoristas que planejam se deslocar para o Litoral Norte do Rio Grande do Sul nos próximos finais de semana devem ficar atentos às alterações no trânsito da rótula da ERS-389 – conhecida como Estrada do Mar – com a ERS-407, em Xangri-lá. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) adotará, pelo segundo verão consecutivo, um desvio para facilitar o fluxo de veículos que costuma aumentar nesta época do ano em direção às praias gaúchas.
Com a mudança, quem vier de Morro Alto pela ERS-407 não poderá seguir em frente e nem fazer a conversão à esquerda ao chegar à rótula. Será preciso dobrar à direita e trafegar obrigatoriamente pela Estrada do Mar em direção a Osório até o Grupamento de Polícia Rodoviária de Xangri-lá, onde pode ser feito o retorno livre para Capão da Canoa.
“Foi uma solução que diminuiu consideravelmente os congestionamentos no último veraneio e, como conseguimos alcançar esse objetivo, estamos retomando-a nesta temporada. Além disso, nenhum acidente foi registrado durante o funcionamento do desvio”, ressalta o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti. “Teremos equipes monitorando constantemente o volume de veículos na rótula e adequando o trânsito no local conforme o volume que for registrado no momento.”
A modificação será implantada às sextas-feiras, das 15h à meia-noite, e aos sábados, das 8h ao meio-dia, podendo ser ampliada de acordo com o volume de tráfego no local. A medida começa a valer já neste final de semana, nos dias 29 e 30 de dezembro, e vai até 5 de março, como parte do conjunto de ações da Operação Verão Para Todos, do governo do Estado.
Fluxo da ERS-407 será desviado para a Estrada do Mar, em direção ao Grupamento de Polícia Rodoviária de Xangri-lá – Foto: Reprodução/Daer
Viaduto para 2018
Daqui a um ano, os veranistas já deverão transitar por um viaduto no entroncamento da Estrada do Mar com a ERS-407. A licitação para a obra foi aprovada na última terça-feira (19) pelo Conselho de Administração do Daer e o processo está em encaminhamento para a Central de Licitações do Estado (Celic).
Após a escolha e a contratação da empresa responsável pela construção da estrutura, serão seis meses de prazo para a conclusão do viaduto. A estimativa é de que a estrutura fique pronta ainda em 2018. Ela receberá investimento de R$ 5 milhões do Tesouro estadual.
Fonte e foto: Daer
Impasse sobre projetos atrasa obras de proteção contra enchentes no RS
INSS identificou descontos irregulares em setembro de 2024
Estrada da Comunidade Santa Lúcia, no Vale dos Vinhedos, recebe obra de pavimentação