Pela segunda vez consecutiva na ExpoBento, o projeto Mesa Ao Vivo levou para a feira, discussões em torno dos prazeres à mesa. O evento ocorreu durante todo o final de semana e teve a participação de centenas de pessoas na arena montada no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. A proposta foi colocar, ao vivo, chefs renomados do Brasil e do mundo colocando em prática seu trabalho, concepções e projetos. A diversidade e a troca de experiências marcou o projeto. Foi o caso do bentogonçalvense Rodrigo Bellora, especializado no conceito slow food. No Vale dos Vinhedos, ele tem um restaurante baseado nessa cultura de vida que vem crescendo a cada ano. “Os alimentos que utilizo para os pratos precisam ser ‘bons, limpos e justos’, ou seja, são naturalmente gostosos, sem agrotóxicos e produzidos com justiça social”, resume Bellora.
Para ele, o Mesa Ao Vivo foi uma excelente oportunidade para aproximar o público de conceitos inovadores e, ao mesmo tempo, simples em sua forma de executar. “Meu trabalho é quase uma volta no tempo, se comparado ao que está se fazendo hoje, como o fast food. Faço muita pesquisa, planto e aproveito praticamente tudo”, completa o chef. Formado em turismo, ele lembra que começou a estudar o conceito há mais de dez anos, quando percebeu que milhares de pessoas no mundo estavam se dedicando à slow life ou à chamada ecogastronomia. “A melhor forma de conhecer o slow food é, antes de tudo, saber como o alimento é produzido, conhecer o produtor, buscar informações de como aquele ingrediente chega à feira ou à nossa casa”, ensina Rodrigo Bellora.
Rodrigo Castillo é diretor editorial da revista Prazeres da Mesa, organizadora do Mesa Ao Vivo, da ExpoBento. Para ele, o evento como parte da programação da feira já está consolidado. “O interesse pela boa gastronomia vem aumentando muito no Brasil e quando vemos um evento como esse, muito bem estruturado, fora dos grandes eixos, é algo gratificante”, relata Castillo. O diretor ressalta que a troca de experiências entre os chefs também colabora para o bom andamento do Mesa Ao Vivo.
Ainda passaram pelo projeto, os chefs Dalton Rangel, Flávia Quaresma e Juarez Campos, entre outros.
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor
Bento: sete bairros deverão ter abastecimento de água restabelecido até a noite deste sábado