A Polícia Civil, por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM) e do Departamento de Polícia do Interior (DPI) realizou durante toda a semana (18 a22) ações coordenadas e integradas entre as Delegacias de Homicídios da Capital, Região Metropolitana e no interior. Foram presas 13 pessoas suspeitas de homicídios ou crimes relacionados e localizadas mais de 150 pessoas que constavam como desaparecidas.
Segundo a delegada Luciana Smith, titular da 5ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (5ªDPHPP/DHPP) prendeu nessa quinta-feira (21), no bairro Mario Quintana, na Capital, homem suspeito de tráfico de drogas. “Com ele foram apreendidas porções de cocaína, crack, insumos para comercialização e munições de calibres diversos. A zona norte de Porto Alegre é uma área extremamente conflagrada com altos índices de violência, fazendo limite com a cidade de Alvorada”, comentou a delegada.
Em ação da Delegacia Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Alvorada, houve a prisão de indivíduo por tráfico de drogas e apreensão de diversas porções de cocaína, maconha e crack. “Existe muita relação entre as mortes violentas e a traficância. As disputas pelos pontos de tráfico sempre geram um aumento do número de homicídios, exigindo das instituições de segurança pública ações integradas para a repressão de crimes”, ressalta o delegado Edimar Machado, titular da DHPP de Alvorada.
No município de Viamão, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa realizou ação de repressão a homicídio ocorrido nessa quarta-feira (20). “Os policiais foram acionados para atender um homicídio consumado ocorrido em um bar da cidade. Na investigação preliminar, o autor do fato foi identificado e a equipe trabalhou ininterruptamente até prender o suspeito em flagrante”, ressalta a delegada Caroline Jacobs, titular da DHPP de Viamão. O suspeito foi preso em flagrante nessa quinta-feira (21) por homicídio consumado. “Um trabalho de investigação preliminar do local de crime bem realizado permitiu a prisão do suspeito quase que imediatamente após o evento e uma resposta rápida para a comunidade diante da gravidade da situação”, acrescentou a delegada.
O delegado Paulo Grillo, Diretor do DHPP, enalteceu a integração dos trabalhos operacionais entre todas as DHPPs do Estado.
O Diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), delegado Fábio Motta Lopes, refere que existe a necessidade de atuação em conjunta para fazer frente a criminalidade organizada e violenta.
O Diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), delegado Fernando Sodré, elogiou o trabalho qualificado realizado pelos policiais que atuam na repressão qualificada aos crimes contra à vida, informando que inclusive houve a convocação de policiais das DHPPs para reforçar as investigações no litoral durante a Operação Verão nas cidades com maiores índices de violência.
Larissa Marafiga
Câmara aprova projeto que dificulta progressão de regime para condenados por crime hediondo
“Zucco pelo Rio Grande” cumpre agenda na Serra com entrega de emendas, encontro com empresários e grande ato em Caxias do Sul
Jovens supermercadistas do país debatem oportunidades para o setor no RS