Bento Gonçalves foi uma das cidades que assinou nesta quarta-feira, 13, o termo de adesão ao Sistema Estadual de Segurança Pública Integrada do Rio Grande do Sul (SIM/RS). A cerimônia ocorreu no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini.
“Um passo muito importante foi dado nesta manhã, precisamos caminhar conjuntamente para reprimir o crime. A segurança deve ser permanente e isso que queremos com a implantação do SIM”, reforçou o governador do Estado, José Ivo Sartori, em seu pronunciamento.
Entre as atribuições a serem desenvolvidas em conjunto entre o Governo e o Município está a estruturação, organização e operarão do Centro Integrado de Atendimento, despacho de ocorrências, videomonitoramento e cercamento eletrônico, que terão coordenação da Brigada Militar.
“Estamos falando de uma área que exige soluções diferenciadas e que atendam o anseio da sociedade em ter mais segurança. E isso exige esforço de todas as esferas. O SIM-RS é um importante passo sem dúvidas”, ressaltou o prefeito Guilherme Pasin.
O SIM/RS é coordenado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) e composto por suas instituições vinculadas, outras secretarias estaduais, municípios, órgãos da esfera federal e entidades da sociedade civil. Outros 150 municípios estão aderindo ao sistema.
A iniciativa vai orientar a criação e a execução de políticas de gestão para o setor. O programa é formado por cinco eixos: tecnologia; informação e inteligência; operações; prevenção primária; sistema penitenciário e ressocialização. Cada um deles conta com uma série de ações, determinadas de acordo com a realidade de cada município.
Centro de Operações Integradas
Na última semana, foi inaugurado o Centro de Operações Integradas em Bento Gonçalves, pioneiro no Estado, com um sistema inédito de segurança. Localizado na sede do 3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (3º BPAT), o Centro utiliza imagens de 33 câmeras instaladas na cidade, fortalecendo o trabalho de monitoramento. Os equipamentos foram adquiridos através da Fundação Consepro, com a mobilização da classe empresarial e apoio do Poder Público.
A sala futuramente se integrará às ações do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga), que entregou 44 câmeras para 14 municípios, o que possibilitará o início do cercamento eletrônico da região.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Emaunele Nicola
MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM ACIDENTE NO HUMAITÁ, EM BENTO GONÇALVES
Rio Grande do Sul registra mais de 73 mil novos postos formais de trabalho em 2025
“Novo evento meteorológico mostrou que estamos mais preparados”, afirma Leite