Intensificando as atividades voltadas a prevenção da saúde do homem, no mês de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde realizou diversas ações. Foram atendidos cerca de 2.500 homens e realizados 468 testes rápidos.
No período, foram ofertadas consultas médicas e de enfermagem, testes rápidos para HIV, Hepatites B e C e Sífilis, consultas de fonoaudiologia e fisioterapia, verificação de pressão arterial, palestras dentre outros atendimentos.
O objetivo das ações do Novembro Azul é sensibilizar os homens, em especial, com idade acima de 45 anos, sobre o câncer de próstata. Em Bento Gonçalves, a faixa compreende 16.072 pessoas do sexo masculino acima de 45 anos, totalizando 14,3% da população. Entre janeiro e novembro foram solicitados 2.257 PSA e destes 378 (17%) tiveram resultados alterados.
De acordo com a coordenadora do Programa Saúde do Homem, enfermeira Cristiane Wottrich as ações buscam incentivar os homens a procurarem os serviços oferecidos nos postos de saúde ao longo do ano. “Agradecemos a todas as equipes de saúde envolvidos nas ações voltadas aos homens do município em especial as empresas: Ftec, Bertolini, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, AAPECAN, Empresa Bento de Transportes Urbanos, Coordenadoria da Mulher e Pelotão de Bombeiros que marcaram de uma forma criativa a comemoração do Novembro Azul”, salienta Cristiane.
Fonte: Site da Prefeitura de Bento
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 18 milhões
Terço dos homens da Paróquia Cristo Operário completa 2 anos
Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é lembrado neste sábado