O sinal digital traz uma série de benefícios para os telespectadores. A qualidade da imagem e do som são os aspectos mais perceptíveis à população, pois não apresentam fantasmas, ruídos, chiados e interferências.
Segundo a gerente Regional da Seja Digital, Márcia Cavalcante, 107 cidades do Estado estarão se adaptando ao sinal digital até o dia 31 de janeiro de 2018, quando cessarão às transmissões no formato analógico.
É importante lembrar que, com essa mudança do sinal analógico para o digital, a programação da TV aberta no Brasil seguirá padrões internacionais de transmissão, a exemplo do que já aconteceu em países como China, EUA e Reino Unido, permitindo aos telespectadores que desfrutem de seus programas favoritos com imagem e som semelhantes aos de cinema. Além disso, haverá a possibilidade de ampliação da oferta de conteúdo relacionado à grade de programação das emissoras de TV.
Saiba como vai funcionar
Após o desligamento, somente quem estiver apto a receber o novo sinal continuará assistindo à televisão e, por esse motivo, é fundamental que as pessoas estejam preparadas para receber o digital.
Para aqueles que não desejarem aposentar a “velha amiga”, como a TV de tubo, é necessário adquirir um conversor. O equipamento, quando conectado à TV, possibilita que o aparelho continue funcionando. Aparelhos de tela plana, fabricados até 2010, também não são compatíveis com a nova tecnologia e, por isso, também precisam de um conversor.
Já os televisores de tela plana fabricados depois de 2010 já possuem o conversor embutido e estão aptos ao sinal digital. Em ambos os casos, é necessário que a antena também seja compatível.
“Estou vivenciando uma nova realidade. A imagem da minha TV era muito ruim, com chuviscos, fantasmas, não conseguia assistir direito minhas novelas.”, afirma Madalena do Carmo Freire que instalou o conversor e a antena digital em sua casa e está assistindo toda a programação das TVs com qualidade de imagem e som de cinema.
“Depois que instalei o conversor e antena digital, a minha TV é outra, parece até que estou com uma TV nova. A imagem é muito melhor! Estou amando ver minhas novelas e os jornais com a imagem digital”, diz a dona de casa.
Sobre a Seja Digital
A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não-governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor