Cooperativas vinícolas da região celebram 65 anos da Fecovinho-RS

Esta quarta-feira, dia 22, foi especial para a Fecovinho (Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul), que celebrou 65 anos de atuação, em evento realizado no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. Na oportunidade associados e dirigentes das cooperativas Alfredo Chavense, Aurora, Garibaldi, Nova Aliança, Pradense e São João, participaram de palestras, conferiram apresentações de um livro da história da entidade, dos projetos e realizações, além de entrega de placas para ex-presidentes e confraternização.

No RS, são aproximadamente 5 mil famílias envolvidas responsáveis por cerca de um quarto (1/4) da produção anual de uvas e vinhos do Estado.

O presidente da Fecovinho, Oscar Ló, que preside a Cooperativa Vinícola Garibaldi, diz que “a entidade se manteve este tempo todo porque fez a diferença e foi importante para as Cooperativas. Sempre houveram fatos em que as Cooperativas estiveram juntas para resolver problemas”, salientou.

Ele recordou que o papel atual é além de representa-las, bem como a busca da formação de novas lideranças e dirigentes, com o foco na sucessão das Cooperativas quanto das propriedades rurais.

O diretor Hélio Marchioro recorda que “há 65 anos as lideranças daquela época tomaram um decisão correta, fortalecer as cooperativas através de uma instituição que as representasse”, afirmou.

Para Itacir Pozza, presidente do Conselho de Administração da Vinícola Aurora, “é um momento histórico, pois sempre se trabalhou em prol das cooperativas”.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, vê como uma “longa união de integração das cooperativas. Esta força de trabalhar, com a fé, simboliza a nossa região e o esforço das nossas cooperativas”, comentou.

Autoridades como os deputados estaduais, Elton Weber, presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul,  e Adão Villaverde, representando a presidência do Parlamento Gaúcho, o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, dirigentes da cadeia vitivinícola, produtores rurais e parceiros da Fecovinho, como diretores da Sicredi Serrana-RS, entre outras empresas, estiveram presentes.

O evento teve apoio da Sicredi Serrana e da Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB.

Clique para ampliar as demais imagens:

Fonte: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora

 

error: Conteúdo Protegido