A X Semana da Consciência Negra encerrou sua programação, em Bento Gonçalves, no dia 20 de novembro. No dia 19, ocorreu na Praça Achylles Mincarone o Sarau Poético e Cultural, com os DJs Filho Bréda e Zonatão, apresentação da Urbanology, roda de pagode com o grupo C’dusamba, recital de poesias/textos e oficinas de capoeira (Grupo Abadá) e percussão (Grupo Ciclos de Percussão). Centenas de pessoas curtiram as atrações que evidenciou o papel do negro no desenvolvimento das artes (confira todas as fotos por meio deste link: https://www.facebook.com/culturabentogoncalves/posts/1412800212173746 ).
Integrando a programação, ocorreu a abertura dos “16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência contra a Mulher”, com panfletagem realizada pelo Centro REVIVI (acesse a matéria por meio deste link: http://www.bentogoncalves.rs.gov.br/noticia/campanha-pelo-fim-da-violencia-contra-a-mulher-inicia-suas-atividades).
E finalizando as homenagens, o presidente da Sociedade Educativa e Cultural 20 de Novembro, Oscar Alfredo de Souza Gonçalves, ocupou a tribuna na sessão ordinária da Câmara de Vereadores, na tarde de segunda-feira. Na ocasião, Gonçalves fez um breve histórico da entidade que foi instituída em 9 de fevereiro de 2000, tendo como objetivo “promover ações e atividades que gerem uma conscientização sobre a importância sobre o povo e a cultura africana, bem como, o impacto que teve na constituição da identidade da população brasileira”.
A X Semana da Consciência Negra foi realizado pela Prefeitura por meio das secretarias de Cultura e de Educação, Fundação Casa das Artes, Sociedade Educativa e Cultural 20 de Novembro, Ciclos de Percussão, Coordenadoria da Mulher/Centro Revivi e Akara Produções.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: ASCOM/SECULT/Câmara de Vereadores
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor