A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação e mais cinco entidades do setor agropecuário estão elaborando propostas para aumentar a adesão dos municípios ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). O assunto foi tratado em reunião realizada nesta segunda-feira (13) pelo secretário da pasta, Ernani Polo, com o deputado estadual Elton Weber, presidente da Subcomissão de Agroindústria da Assembleia Legislativa, e representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Emater/RS-Ascar, Famurs e Fetag.
A adesão de um município ao Susaf permite que suas agroindústrias que trabalham com produtos de origem animal possam comercializar em todo o território do Rio Grande do Sul, girando a economia local. No início de 2015, apenas cinco municípios haviam aderido ao Susaf; hoje são 22.
Durante a reunião, um grupo técnico foi formado com representantes das seis entidades para pensar e elaborar propostas que ampliem a adesão ao Susaf. Assim que estejam finalizadas, estas proposições serão levadas para avaliação do Ministério Público. “É importante frisar que este grupo de trabalho, formado por técnicos, ficará incumbido de achar um caminho para alavancar as adesões possibilitando condições de crescimento das agroindústrias gaúchas”, destacou o secretário.
Câmara aprova projeto que dificulta progressão de regime para condenados por crime hediondo
“Zucco pelo Rio Grande” cumpre agenda na Serra com entrega de emendas, encontro com empresários e grande ato em Caxias do Sul
Jovens supermercadistas do país debatem oportunidades para o setor no RS