Celebrada em cidades vinícolas da Europa, data contará com ações no Brasil a partir de 2018
A Serra e a Campanha Gaúcha lançam no próximo dia 12 o embrião do Dia Mundial do Enoturismo. A festividade ocorre no segundo domingo de novembro, quando se comemora o Dia Europeu do Enoturismo com ações realizadas em cidades ligadas à produção vinícola do velho continente. A partir de 2018, a data contará oficialmente com programações também no Brasil e em outros países da América do Sul tornando-se, assim, mundial. A iniciativa é realizada pela Rede Europeia de Cidades do Vinho (Recevin), composta por mais de 800 cidades de 10 diferentes países, e foi costurada no Brasil por meio da Associação Internacional de Enoturismo (Aenotur), presidida pela gaúcha Ivane Fávero, e apoiada pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).
Quatro atividades realizadas no Estado entrarão este ano na agenda do Dia Europeu do Enoturismo: em Bento Gonçalves, a Sparkling Night Run, realizada na noite de sábado, véspera da data; em Flores da Cunha, um brinde comemorativo será feito na vinícola Casa Venturini e o varejo da vinícola Panizzon terá a promoção de espumantes leve 6 pague 5; em Dom Pedrito, um outro brinde coletivo com espumantes alusivo à data no monumento histórico Caixa D’água, será oferecido pela Vinhos Aromas e Sabores.
No Rio Grande do Sul, maior polo vitivinícola do país, pelo menos 600 mil turistas circulam anualmente pela região da Serra e Campanha Gaúcha em busca das atrações que o universo da uva e do vinho proporciona.
“Com essas ações criadas aqui, esperamos mobilizar mais participantes a partir do próximo ano, quando a Recevin transformará a data em Dia Mundial do Enoturismo”, explica Ivane, acrescentando que o Uruguai e a Argentina também estão articulando ações para o próximo domingo e, da mesma forma que o Brasil, deverão encorpar as celebrações de 2018.
Articulação setorial
As demandas, os entraves e as possibilidades de desenvolvimento do enoturismo no Brasil foram tema da primeira audiência pública sobre a atividade realizada na Comissão de Turismo da Câmara Federal, no mês de outubro. Representantes do segmento, parlamentares e gestores do Ministério do Turismo (MTur) debateram no último dia 18 como reforçar a atividade no país.
Na ocasião, a turismóloga Ivane Fávero, presidente da Aenotur e representante do Ibravin na audiência, defendeu que o MTur reconheça o enoturismo como uma das modalidades nacionais de relevância, tendo em vista que o Brasil tem ganhado destaque internacional na produção de vinhos, sendo o 5º maior produtor do hemisfério Sul. Também solicitou apoio para a realização de pesquisas e monitoramento para a geração de dados sistematizados, embasando assim políticas públicas e estratégias do próprio setor. Outro pleito apresentado foi a inserção do enoturismo nas ações de promoção da pasta tanto no mercado interno, como no Exterior realizadas pela Embratur.
“Essa foi a primeira audiência no Congresso específica sobre a atividade, e isso para nós é um marco”, observa Ivane. “O enoturismo tem grande importância para a cadeia produtiva da uva e do vinho, principalmente para os pequenos produtores. A atividade também auxilia na fidelização e consolidação da produção vinícola brasileira no mercado interno”, complementa o gerente de promoção do Ibravin, Diego Bertolini.
O coordenador-geral de Atração de Investimentos do MTur, Rodrigo Marques, sinalizou que o Ministério poderá realizar um Anuário do Enoturismo, criando uma série histórica.
“O MTur tem apresentado várias possibilidades de integração do enoturismo com a gastronomia gourmet, a hotelaria de charme e produtos indiretos, como observação da natureza, cultura e religião. Este segmento oferece um leque de produtos e responde cada vez mais pela receita das vinícolas, principalmente quando agregado a outros produtos, e o Brasil possui grande vantagem comparativa nisso”, observou Marques.
Também estiveram presentes o diretor do Departamento de Ordenamento do Turismo do MTur, Rogério Cóser; a coordenadora do segmento de Turismo Rural do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional), Andrea Faria, e a diretora do SPA do Vinho, Deborah Daldalt.
Como resultado da audiência, o deputado Herculano Passos, Coordenador de Enoturismo da Frente parlamentar de Defesa e Valorização da produção Nacional de Uvas, Vinhos, Espumantes e Derivados, visitou a Serra Gaúcha na semana passada, entre os dias 2 e 5 de novembro, para conhecer a realidade do setor a fim de propor estratégias de estruturação e divulgação das rotas brasileiras de vinhos. A viagem contou com a articulação do Ibravin, Aenotur, Sindicato Empresarial da Gastronomia e Hotelaria (Segh) e do Spa do Vinho.
Eventos que integrarão o Dia Europeu do Enoturismo no Brasil:
Sparkling Night Run
Data: 11 de novembro
Local: Bento Gonçalves
Mais informações: www.sparklingnightrun.com.br
Brinde festivo
Data: 12 de novembro
Local: Casa Venturini, Flores da Cunha
Evento fechado
Promoção de espumantes Pague 5 leve 6
Data: 12 de novembro
Local: varejo da vinícola Panizzon, em Flores da Cunha
Brinde festivo
Data: 12 de novembro
Local: Monumento histórico da Caixa D’Água, Don Pedrito
Foto: Gilmar Gomes/Ibravin
Fonte: Ibravin
Fiéis participam da Procissão do Encontro no Centro de Bento
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Inscritos no NFG têm até este domingo, dia 20, para resgatar R$ 5,9 milhões do Receita Certa