A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS) manteve, na tarde desta terça-feira (7), a proposta do governo do Estado aos sindicatos representativos dos trabalhadores das entidades em processo de extinção. Mesmo sem a obrigação legal de seguir a mediação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 4ª Região, a PGE-RS voltou à mesa de negociação coletiva para sustentar a proposta, já apresentada, de indenização dos trabalhadores sem estabilidade e um programa de demissão voluntária (PDV) para os servidores estáveis, condicionados um ao outro.
Tanto na demissão dos não estáveis quanto no PDV, os trabalhadores receberiam o correspondente a um salário, conforme valor bruto constante na folha de pagamento de julho de 2017, para cada cinco anos trabalhados.
A atitude do governo do Estado de manter a negociação coletiva foi elogiada pelo desembargador do TRT da 4ª Região João Pedro Silvestrin, que conduz a mediação.
Em 9 de outubro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, deferiu liminar autorizando a conclusão do processo de extinção de seis fundações públicas – Zoobotânica (FZB), Ciência e Tecnologia (Cientec), Economia e Estatística (FEE), Desenvolvimento e Recursos Humanos (FDRH), Piratini (TVE e FM Cultura) e Metroplan, da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) e da Companhia Rio-Grandense de Artes Gráficas (Corag).
Os sindicatos levarão a proposta para avaliação dos trabalhadores e será debatida, novamente, no dia 20 de novembro, data da próxima audiência.
Corag
Já a negociação coletiva para as demissões na Corag foi encerrada nesta terça-feira. O sindicato dos trabalhadores se declarou impedido de firmar o acordo coletivo para as demissões, por não concordar com a extinção da Corag e com as demissões. De acordo com a PGE, a rescisão se dará nos termos da lei 14.979/2017, que extingue a companhia.
Fonte: Palácio Piratini
PROFESSORA QUE MORREU DE ACIDENTE SEGUNDA-FEIRA, PERDEU O FILHO HÁ DOIS ANOS NA MESMA RODOVIA
IDENTIFICADO HOMEM MORTO POR DISPAROS DE ARMA DE FOGO NO SÃO JOÃO, EM BENTO GONÇALVES
BRIGADA MILITAR PRENDE DOIS HOMENS POR TRÁFICO DE DROGAS E POSSE IRREGULAR DE ARMA DE FOGO EM NOVA PRATA